sexta, 19 de abril de 2024
tesla

Tesla sobe 40% em uma semana com interesse crescente de investidores

18 agosto 2020 - 17h39Por Investing.com

Por Christiana Sciaudone, da Investing.com - A Tesla (NASDAQ:TSLA) subiu quase 40% na semana passada. Por quê? É 2020, por que não?

Para ser justo, a Tesla disse há uma semana que seu conselho de diretores aprovou um desdobramento de ações de cinco por um para tornar a propriedade mais acessível - que entrará em vigor em 31 de agosto.

Mas, voltando ainda mais, as ações da fabricante de carros elétricos mais do que quadruplicaram no ano e subiram mais de 3% na terça-feira.

Embora pareça que os investidores não se cansam, a maioria dos analistas parece ser mais cautelosa. Apenas quatro analistas têm uma classificação de compra das ações da Tesla, enquanto 13 as classificam como neutra e 11 como venda. O preço-alvo médio de US$ 1.242,69 é cerca de 16% menor do que o nível atual.

Veja os fatores que influenciaram os mercados nesta terça-feira (18)

Vendas na China

Em face disso, as notícias recentes não têm sido muito positivas. Os registros de carros novos da Tesla na China caíram mês a mês em julho, com 11.456 veículos registrados, em comparação com 15.000 em junho, de acordo com a Bloomberg.

Mas é notável que os números não tenham aparecido com regularidade este ano: os registros na China totalizaram mais de 12.000 em março; 5.000 em abril; e 11.000 em maio. Além disso, o mercado de veículos elétricos na China deve ver uma taxa composta de crescimento anual de mais de 30% de 2020 a 2028, de acordo com a Research Nester.

Dan Ives, analista da Wedbush, vê a demanda na China acelerando já em julho e agosto, informou a Barron's. No terceiro trimestre, a Tesla "viu uma forte demanda na Europa e na China, com o mercado dos EUA permanecendo mais fraco", disse Ives em um relatório na segunda-feira.

Porém, há muita competição de rivais novos e antigos. Canoo é a empresa mais recente a abrir o capital, e usará um modelo de associação para vender seus veículos elétricos e se tornará pública após se fundir com a Hennessy Capital Acquisition Corp IV Classe A (NASDAQ: HCAC), uma empresa de aquisição de propósito especial de "cheque em branco" criada para financiar uma fusão que geralmente leva a um IPO, informou a CNBC. A Canoo será listada na Nasdaq sob o ticker CNOO. Isso a tornará a quarta empresa de veículos elétricos a abrir o capital por meio de um SPAC desde março.

O SoftBank também pode ter dado um impulso às ações quando sua nova unidade de gestão de ativos relatou uma participação de US$ 123 milhões na Tesla, de acordo com um documento da SEC publicado segunda-feira.