Criptos

Telegram libera recurso que permite enviar criptomoedas via mensagem

A primeira criptomoeda a receber o suporte é a Toncoin, o antigo token oficial do Telegram

telegram - Pixabay
telegram - Pixabay

O aplicativo de mensagens Telegram liberou um recurso que permite o envio de criptomoedas por mensagens, conforme revelou o perfil oficial da rede no Twitter. Com a novidade, usuários do aplicativo poderão realizar transações sem pagar taxas.

De acordo com o tuíte de lançamento, as transações serão realizadas através de um robô (bot) intitulado “Wallet”. A primeira criptomoeda a receber o suporte é a Toncoin, o antigo token oficial do Telegram. A rede cancelou o projeto The Open Newtork (TON) em 2020, por causa de conflitos regulatórios.

Após o cancelamento, o TON foi entregue a outros desenvolvedores, que rebatizaram o projeto para Toncoin. Em dezembro de 2021, o CEO do Telegram Pavel declarou apoio aos novos desenvolvedores.

Novo serviço

De acordo com a TON, o novo bot já está disponível para os mais de 500 milhões de usuários do Telegram em todo o mundo. Os que desejarem utilizar o serviço para enviar a Toncoin precisam apenas atualizar a versão do aplicativo.

Feito isso, o usuário precisa instalar o bot no aplicativo e abrir um chat com o mesmo. Em seguida, basta dar o comando “/start” para ativar a carteira. Com isso o novo serviço estará no menu do aplicativo.

Depois é só escolher a pessoa para quem deseja enviar Toncoin e abrir um chat com ela. Escolha a opção “Wallet” e selecione a quantidade de TON que deseja enviar e depois clique no botão. Pronto, os tokens foram enviados.

Para que a transação possa ser efetuada, ambos os usuários precisam ter uma carteira ativada dentro do Telegram. Segundo os desenvolvedores, mais de 800.000 usuários ativaram o serviço nos últimos sete dias, quando ele foi lançado.

“Espera-se que essa simplificação do processo de transação de criptomoeda permita uma maior adoção em todo o mundo e ajude a incorporar soluções de pagamento de blockchain à vida cotidiana das pessoas”, disse um porta-voz da Fundação TON.

*Com informações da CriptoFácil