sexta, 29 de março de 2024
tecnisa gafisa

Tecnisa e Gafisa caíram de mais de 5% com oferta não solicitada de fusão

19 agosto 2020 - 17h57Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Nesta quarta-feira (19), as ações da Tecnisa (SA:TCSA3) e da Gafisa (SA:GFSA3) tiveram perdas, depois da primeira informar que recebeu, da segunda, de forma inesperada, uma proposta não solicitada para potencial combinação de negócios, sem detalhes sobre sua estrutura ou valor.

Com isso, ao final do pregão desta quarta-feira (19), os ativos tinham queda. A Tecnisa caiu 5,55% a R$ 10,55; e a Gafisa teve perdas de 6,52% a R$ 5,16. O Ibovespa registrou desvalorização de 1,19% a 100.182 pontos.

Em fato relevante, a Tecnisa disse que a proposta foi apresentada em correspondência do fundo de investimento Bergamo, cujas cotas são integralmente de titularidade da Gafisa.

A proposta não solicitada não contempla a estrutura da operação, os fundamentos econômico-financeiros ou a relação de substituição entre as ações das empresas na entidade que consolidará os negócios, no caso de estrutura envolvendo incorporação ou incorporação de ações, e nem o preço a ser pago em eventual oferta de aquisição de ações, disse a Tecnisa.

De acordo com o documento enviado, a “definição dos procedimentos aplicáveis ficará a cargo das negociações entre as administrações de ambas as sociedades”.

Em comunicado separado, a Gafisa confirmou a proposta e acrescentou que existem diversas sinergias entre as duas companhias, “em especial se considerarmos eventual união dos potenciais de ambas empresas”.

Além da proposta, o Bergamo Fundo requereu convocação da assembleia geral extraordinária para deliberar alteração do estatuto da Tecnisa, com exclusão dos dispositivos estatutários que coíbem aquisição de fatia relevante na empresa (“poison pill”), aumento do capital autorizado e criação de um Comitê de Boas Práticas Corporativas.

Na mesma assembleia, entre outros pontos, o fundo pede que seja deliberado um aumento de capital de 500 milhões de reais e que seja analisada proposta para uma potencial integração do negócio da Tecnisa com o da Gafisa.