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StockBeat: O fim da Thomas Cook deixa a Tui (um pouco) mais bonita na foto

24 setembro 2019 - 11h08Por Investing.com

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Para 150.000 turistas presos no exterior, o colapso do grupo de viagens do Reino Unido Thomas Cook é obviamente um tanto estranho, para dizer o mínimo.

Para outros, o único consolo é pensar que há males que vem para o bem.

A operadora de turismo alemã Tui subia 2,1% no início das negociações nesta terça-feira, depois de subir mais de 6% na segunda-feira, quando seu maior concorrente entre as operadoras de pacotes turísticos da Europa jogou a toalha. Agora, ela aumentou mais de 25% em relação à mínima de agosto, embora ainda tenha perdido cerca de metade de seu valor desde maio de 2018.

Da mesma forma, a Ryanair e a EasyJet, duas das empresas de descontos on-line que criaram oportunidades para as pessoas afastarem seus negócios de Thomas Cook, também mantiveram seu rali, aumentando 2,2% e 0,9%, respectivamente.

A EasyJet está agora em uma máxima de quatro meses, tendo se recuperado nas últimas semanas em meio à crescente confiança de que um "Hard Brexit" desordenado pode ser evitado no final de outubro. A Ryanair, que está exposta a quase todos os mesmos riscos que sua rival, se recuperou menos devido a paralisações de sua tripulação, mas esse problema também parece estar chegando mais perto da resolução depois que os pilotos baseados no Reino Unido desistiram de uma série de greves programadas para esta semana.

Então, tudo pronto para decolar então? Provavelmente não. Aqui está o que Tui disse sobre as condições subjacentes do mercado em comunicado à bolsa de valores na segunda-feira. Um caso de touro rugindo, não é. Começa dizendo que seu modelo de negócios verticalmente integrado é “resiliente”, mas rapidamente lista alguns desafios formidáveis ​​e de longa duração: “Nosso negócio de Mercados e Linhas Aéreas enfrenta uma série de desafios externos em andamento, como a suspensão da aeronave 737 MAX, excesso de capacidade das companhias aéreas e incerteza contínua sobre o Brexit. "

Espera-se que o lucro operacional implícito este ano caia 26% em relação a 2018, e “esses desafios externos continuarão em (2020) - portanto, nos concentraremos em nos tornarmos mais competitivos em termos de custo em nossos negócios de Mercados e Linhas Aéreas para proteger e ampliar nossa participação de mercado, sempre que possível.”

As empresas de viagens estão superando suas referências locais pelo segundo dia, depois que a pesquisa de negócios da ifo na Alemanha reforçou a imagem de tristeza em torno da maior economia da Europa e o índice comparável de confiança nos negócios da French Insee também caiu. O índice Stoxx 600 aumentava 0,2% em 390,58, enquanto o alemão Dax aumentava 0,1% e o FTSE 100 do Reino Unido permaneceu praticamente inalterado.