sexta, 19 de abril de 2024
Geoffrey

StockBeat: Micro Focus mostra que o software também pode ser difícil

29 agosto 2019 - 13h36Por Investing.com
Por Geoffrey Smith Investing.com - A sabedoria recebida nos negócios é que o hardware é difícil. Mas o software também não está achando as coisas muito mais fáceis agora. As ações da Micro Focus, um grupo listado em Londres que atende às necessidades de TI de grandes empresas, caíam até 50% nesta quinta-feira de manhã após outro aviso de perda de lucros, antes de se recuperar e diminuir para um queda de apenas 25% às 5 da manhã. A empresa estava plantada na base de um FTSE 100 que subia 1,0%, em linha com outros mercados europeus, na esperança de um reatamento das negociações comerciais entre os EUA e a China. O índice Stoxx 600 subia 0,9%, enquanto o alemão DAX subia 1,0% e o FTSE MIB novamente liderou o caminho com um ganho de 1,8% após as notícias que o Movimento Cinco Estrelas e o Partido Democrata, afinal, formarão um novo governo, eliminando o risco de eleições instantâneas por mais alguns meses pelo menos.

É certo que muitos dos problemas da Micro Focus são únicos e resultam de uma aquisição mal avaliada de partes da HP Enterprise em 2017. A empresa já havia admitido no ano passado que a integração estava atrasada em um ano e a última atualização admitida para "fraca execução de vendas".                              A única razão para poupar dinheiro é investi-lo. Clique aqui e abra sua conta na Órama

No entanto, também sinalizou um problema que está se espalhando rapidamente entre o setor de nerds de computadores: "um ambiente macro deteriorado que resulta em mais conservadorismo e ciclos mais longos de tomada de decisão em nossa base de clientes". Ou em termos leigos: as empresas não investem quando as guerras comerciais e o Brexit significam que você não pode planejar além do próximo tweet presidencial ou da próxima reviravolta em um interminável psicodrama político britânico. O investimento das empresas no mercado doméstico da Micro Focus no Reino Unido aumentou apenas em um dos últimos seis trimestres, de acordo com o Office for National Statistics A Micro Focus agora espera que sua receita, ajustada pelas flutuações cambiais, caia entre 6% e 8% no ano até outubro, em vez da queda de 4% a 6% esperada anteriormente. Também está lançando uma revisão estratégica das operações. O alerta ocorre apenas dois dias depois que as ações da Autodesk, sediada nos EUA (NASDAQ: ADSK), caíram 10% depois de cortar as diretrizes para o atual trimestre e ano, citando o impacto da guerra comercial EUA-China. Outras empresas de software também estão mostrando sinais de dificuldades: a SAP, a empresa mais valiosa da Alemanha, caiu 13% nos últimos dois meses, desistindo da maior parte dos ganhos obtidos desde que o investidor ativista Elliott Management começou uma participação na empresa. A Software AG, uma empresa de porte médio na Alemanha, também caiu 20% desde o início de julho, depois de rebaixar suas diretrizes. A Dassault Systems da França caiu 14% no mesmo período, assim como o índice FTSE All-Share de software e serviços de computador.