Rei ou Rainha no Brasil de novo? A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado deve avaliar uma proposta que sugere a realização de um novo plebiscito para decidir se o Brasil deve voltar a ser uma monarquia.
O pedido, que conta com o apoio de 29 mil assinaturas, defende a substituição do atual regime presidencialista por uma monarquia parlamentarista, na qual um primeiro-ministro assumiria o governo e o monarca teria um papel simbólico. Isso segue o mesmo modo de monarquia da Inglaterra.
Proposta levanta debate sobre monarquia no Brasil
A iniciativa será analisada pela CDH, presidida pela senadora Damares Alves (Republicanos). Assim, caso o Congresso avance nas discussões, o Senado e a Câmara dos Deputados precisarão aprovar o projeto. Além disso, o presidente da República deverá sancioná-lo.
Se o Congresso concluir todos os trâmites, a Justiça Eleitoral organizará o plebiscito durante as eleições de 2026.
No entanto, o texto da proposta não especifica qual pessoa assumirá o trono caso os parlamentares restabeleçam a monarquia. Se o Congresso aprovar o projeto, o Brasil terá um monarca novamente pela primeira vez desde 1889, quando autoridades depuseram Dom Pedro II.