sexta, 19 de abril de 2024
banco pan safra

Safra diz que Banco Pan deve sair bem da crise e recomenda compra

28 setembro 2020 - 14h38Por Investing.com

Investing.com - Após reunião com a gestão, o Safra acredita que, com foco em crédito, oportunidades de ganho de escala, de aumento de produtividade e de diversificação de receita, o pan/">Banco Pan (SA:BPAN4) esteja bem posicionado para sair da crise sem grandes problemas. A recomendação é de Compra para as ações do banco, com preço-alvo de R$ 12.

Às 14h33, os papéis do banco eram negociados com alta de 0,12% a R$ 8,16. O desempenho vai na contramão da baixa do Ibovespa na tarde de hoje, que caía 1,72%, aos 95.328 pontos, após controversa proposta do governo de financiar o Renda Cidadã, programa de transferência de renda que vai substituir o Bolsa Família.

A impressão do Safra é que a perspectiva de crédito é positiva, tanto em volume quanto em rentabilidade, ainda que o banco esteja adotando uma abordagem mais cuidadosa nas concessões. Além disso, o banco fez poucas postergações em pagamentos, o que significa que o pico de inadimplência deve ocorrer antes de outros bancos - assim como a recuperação.

Estratégia digital

Outro destaque, na visão do Safra, é a estratégia digital do Pan. Sobre o 2T, o banco afirma: “Aproximadamente 94% dos contratos de financiamento de veículos foram feitos de forma digital, enquanto no crédito consignado esse número chega a 66%, o que é bastante expressivo. Nos cartões de crédito, o canal digital já representa 69% da originação.”

Assim, o banco vê o Pix e o Open Banking como oportunidades, sendo que o primeiro deve proporcionar uma melhor experiência ao usuário e o segundo trará uma maior quantidade de dados para concessão de crédito.

Há, no entanto, riscos. Segundo o Safra, os maiores são a interrupção no relacionamento com correspondentes bancários e a concorrência de bancos de médio porte.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje