quinta, 28 de março de 2024
Bancos

Renegocie sua dívida! Procon e bancos fazem mutirão para repactuar débitos vencidos

05 agosto 2019 - 08h20Por Angelo Pavini
Ao longo do mês de agosto, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) irá coordenar mutirões para negociação de dívidas. As ações acontecem em parceria com os Procons de Campo Grande (MS), Londrina (PR) e Poços de Caldas (MG) e têm como objetivo contribuir para o reequilíbrio financeiro dos consumidores. A primeira cidade a receber a iniciativa é Londrina (PR), que realizará o mutirão entre 5 e 9 de agosto. Um pouco depois, dia 17, será a vez dos consumidores de Campo Grande (MS) negociarem suas dívidas.  A programação de mutirões do mês termina com uma ação do Procon de Poços de Caldas (MG), que fará atendimentos de 19 a 23 de agosto. Mais informações sobe o horário e agendamento dos atendimentos podem ser obtidas com os Procons municipais. “Cerca de 80% das pessoas que participam dos mutirões realizados por meio da plataforma do consumidor.gov.br chegam a um acordo com os bancos”, informa Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da Febraban.

Não precisa de mutirão

A Federação lembra que o consumidor não precisa esperar pela realização de um mutirão caso necessite negociar suas dívidas. Os principais bancos mantêm canais disponíveis para prestar esse serviço e reservam, em seus sites, áreas específicas para este tipo de atendimento, como mostram os links no fim do texto. Além das ferramentas desenvolvidas pelas instituições financeiras, os clientes podem encaminhar suas propostas de negociação aos bancos por meio do site consumidor.gov.br. A plataforma, criada pelo governo federal, é um canal direto de comunicação entre os consumidores e mais de 80 instituições financeiras de todo o Brasil, para solução alternativa de conflitos de consumo. Ela está disponível na internet e, também, por meio de aplicativos para celular.

Negociação online

A negociação online para quitar dívidas de clientes e empresas avança em plataformas e aplicativos oferecidos pelos principais bancos do país. Os acordos feitos de forma virtual já representam até 40% do total, em algumas instituições financeiras. Pela estimativa do setor, as negociações online, entre este e o próximo ano, já deverão ultrapassar as presenciais, feitas nas agências – a exemplo do que ocorre com as transações bancárias, com o maior uso do mobile banking no dia a dia do cliente. Os cinco maiores bancos de varejo do Brasil têm, em seus sites, páginas específicas para negociação de dívidas (links abaixo). Juntos, eles representam aproximadamente 95% do mercado de crédito ao consumidor do Brasil. Banco do Brasil https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/solucao-de-dividas#/ Bradesco https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/renegociacao-de-dividas/index.shtm Caixa http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/renegociacao-dividas/Paginas/default.aspx Itaú Unibanco https://www.itau.com.br/renegociacao/ Santander https://www.santander.com.br/hotsite/semdivida/ O post Renegocie sua dívida! Procon e bancos fazem mutirão para repactuar débitos vencidos apareceu primeiro em Arena do Pavini.