sexta, 26 de abril de 2024
Ações recomendadas

XP troca Marfrig por Petrobras na carteira Top 10 de dezembro

01 dezembro 2020 - 12h48Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - A XP Investimentos removeu Marfrig (SA:MRFG3) ON da carteira Top 10 de dezembro e adicionou a Petrobras PN (SA:PETR4) devido à pressão de curto prazo para o frigorífico com os altos preços do gado e potencial enfraquecimento da demanda no Brasil, enquanto a petroleira deve surfar na recuperação do petróleo com a possível chegada das vacinas.

No longo prazo, a visão da corretora permanece positiva para os players de carne bovina, “uma vez que a demanda global ainda está crescendo”. Segundo os analistas, o forte desempenho do papel em novembro, de 6,6%, foi devido aos resultados da empresa no terceiro trimestre, aliado a uma visão mais otimista em relação ao mercado de carne bovina dos Estados Unidos para 2021.

O papel foi o único excluído da carteira Top 10, divulgada nesta terça-feira (1), cujo desempenho no último mês ficou em 9,4%, abaixo dos 15,9% do Ibovespa.

Sobre a Petrobras, os analistas têm visão positiva devido à assimetria de risco-retorno nas ações, “tendo em vista que a companhia está conseguindo gerar caixa mesmo em um ambiente de preços de petróleo baixos”. Para eles, uma recuperação de preços de petróleo como resultado do desenvolvimento de vacinas tornaria ainda mais positiva a visão sobre as ações.

Com a adição da estatal, a carteira passa a ser composta por Petrobras PN, Banco do Brasil (SA:BBAS3) ON, B3 ON (SA:B3SA3), Gerdau (SA:GGBR4) PN, Ômega ON, Locaweb (SA:LWSA3) ON, Tenda (SA:TEND3) ON, Vale ON (SA:VALE3), Vivara (SA:VIVA3) ON e Via Varejo (SA:VVAR3) ON.

Confira as explicações para a manutenção dos demais papéis:

Banco do Brasil

A corretora mantém a recomendação de Compra para o BB baseado na carteira de crédito mais defensiva, no possível beneficiamento de fatores não dependentes da economia, como redução de provisões operacionais e custo de captação mais barato via depósitos judiciais e múltiplos descontados.

B3

Os analistas permanecem otimistas com a retomada do mercado de capitais e com as baixas taxas de juros.

Gerdau

As perspectivas ainda são positivas para o setor siderúrgico com a expectativa de mais aumentos de preços no Brasil e melhores volumes em 2021, considerando um cenário de retomada da economia após a pandemia, diz a corretora.

Ômega

Apesar de ter performado abaixo do índice Ibovespa, a XP segue apostando que a Ômega é uma das oportunidades de melhor risco-retorno no setor elétrico.

Locaweb

A corretora vê aceleração do crescimento de vendas online e oportunidades de fusões e aquisições.
Tenda: Os analistas veem resiliência da demanda para as incorporadoras de baixa-renda e acreditam que a performance das vendas deve se manter positiva daqui em diante.

Vale

A forte performance das ações da Vale foi suportada pela alta no preço de minério de ferro, diz a corretora. Adiante, esperam retorno mínimo de 7,5% para o ano que vem, considerando um preço médio de minério de ferro em US$100/t.

Via Varejo

Os analistas esperam que a empresa continue a apresentar sólidos resultados nos próximos trimestres, com a Black Friday a as festas de final de ano sendo importantes alavancas de crescimento para o quarto trimestre.

Vivara

A XP vê a companhia como a melhor posicionada no segmento de jóias, “com muito espaço para ganhar participação de mercado por conta da força da marca e iniciativas para aumentar sua penetração na classe média através das lojas Life”.