domingo, 28 de abril de 2024
Ações recomendadas

Ultrapar (UGPA3) e Hidrovias do Brasil (HBSA3): como BTG Pactual avalia participação?

Nesta segunda-feira (25), as ações HBSA3 disparavam 12%

30 março 2024 - 12h00Por Mari Galvão

A Ultrapar (UGP) anunciou a aquisição de uma participação de 16,9% na Hidrovias do Brasil (HBSA3). 

A proposta de aquisição avalia as ações da HBSA em R$ 3,98 por ação, representando um investimento de R$ 511 milhões e um prêmio de 12% sobre o preço de fechamento do dia anterior.

Além disso, a Ultrapar divulgou que já detém uma participação de 10% na HBSA por meio de uma combinação de propriedade direta e instrumentos derivativos.

Para o BTG Pactual, esse movimento significa um passo significativo para a companhia, marcando sua primeira iniciativa de crescimento inorgânico significativa desde a venda da Oxiteno e da Extrafarma.

"Também reflete a mudança estratégica da UGP em direção à expansão de sua presença no setor agropecuário do Brasil e sua disposição em se tornar um acionista estratégico de longo prazo em vez de exercer controle total sobre seus investimentos", afirmam os analistas em relatório. 

Apesar da análise, o banco ressaltou que a Ultrapar negocia com rendimentos de fluxo de caixa livre na faixa dos dígitos médios enquanto assume margens históricas em todas as unidades de negócio.

"Acreditamos que essas avaliações não podem suportar nem mesmo uma decepção leve. O risco-recompensa ainda nos coloca como Neutros [na ação]", diz o BTG. 

 

Maximize seus investimentos com a expertise da Ipê Investimentos, associada à Necton BTG Pactual. Abra sua conta e trilhe o caminho da prosperidade!