sábado, 27 de abril de 2024
Ações recomendadas

Renda fixa: onde investir com a Selic a 12,25% ao ano?

Análise da Guide Investimentos coloca títulos de crédito privado como melhor alternativa

01 novembro 2023 - 19h00Por Redação SpaceMoney

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou mais um corte de 0,50 ponto percentual (p.p.)na taxa básica de juros (Selic), de 12,75% para 12,25% ao ano.

Fernando Siqueira, analista financeiro da Guide Investimentos, coloca que, historicamente, os momentos de queda da taxa Selic são bons para investimentos no cenário brasileiro, uma vez que há retorno positivo na maioria dos índices. 

O jornal Estado de São Paulo destacou que a mediana das respostas coletadas pelo Broadcast indica uma Selic de 11,75% no fim deste ano. Ao fim do atual ciclo de cortes, a projeção é de uma taxa de juros de 9%.

Em documento, a Guide Investimentos sugere que, em cenários como esse, invista-se em um alongamento da carteira, para que se aproveite as taxas de juros ainda elevadas em títulos pré-fixados.

Na análise feita por Siqueira, foi destacada uma preferência por operações de crédito privado, "onde as taxas ainda não caíram muito"

"Parte disto se deve ao aumento dos spreads após os eventos das Americanas (AMER3), Light (LIGT3), entre outros no 1T23, que elevaram os spreads no crédito privado", colocou.

Além disso, o analista também afirma que taxas nas debentures (título de crédito privado) apresentaram alta acentuada em janeiro deste ano após a crise da Americanas e outros eventos de crédito.

A recomendação da Guide Investimentos para renda fixa em um cenário de queda da Selic é, portanto, a de investimento em operações de crédito privado.