quinta, 28 de março de 2024
Recomendações

Rede D'Or (RDOR3): Itaú BBA revisa ação por negócio com SulAmérica (SULA11) e corta preço-alvo

Banco não enxerga com clareza as potenciais fontes de geração de valor nesta aquisição

09 junho 2022 - 09h22Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A concretização da compra da operadora de planos de saúde, SulAmérica (SA:SULA11), pela rede de hospitais Rede D'Or (SA:RDOR3) deve inaugurar uma nova era para o setor de saúde no país, segundo o Itaú BBA. Porém, o banco não enxerga com clareza as potenciais fontes de geração de valor nesta aquisição. 

Alcance seus objetivos financeiros. Abra a sua conta agora na Tomorrow Investimentos!

As duas empresas foram cautelosas sobre as previsões de sinergias potenciais nas áreas de receita, custo ou despesa. O Itaú BBA avalia que as companhias não desempenham o mesmo papel no setor, e por isso, não prevê sinergias de custos e despesas tanto quanto sinergias gerais e administrativas. 

O cenário criado pelo banco aponta que em uma eventual redução de 20% nas despesas gerais e administrativas, seria possível ver um aumento de 6,8% em relação à estimativa de lucro líquido consolidado para 2023 que o Itaú BBA projeta. 

Até o momento, a única coisa que se sabe com mais certeza sobre a aquisição é que tanto a SulAmérica, quanto a Rede D’or, devem continuar operando de forma independente, negociando, inclusive, com os concorrentes umas das outras. 

Apesar de haver uma sobreposição geográfica nas operações das duas companhias, o Itaú BBA acredita que a demanda herdada da SulAmérica de sua base de beneficiários garantirá um aumento mais rápido e redução do risco da capacidade substancial de leitos. Enquanto isso, a Rede D’or tende a se expandir com projetos de greenfield, brownfield e fusões e aquisições. 

O Itaú BBA também enxerga uma boa oportunidade para que a SulAmérica desempenhe um papel importante no plano da Rede D’Or de expandir seus serviços ambulatoriais e diagnósticos, aumentando consideravelmente seu mercado endereçável.

Além disso, a infraestrutura da Rede D’Or pode ajudar a SulAmérica na expansão do seu ticket médio, apesar do banco não esperar por uma verticalização da atual base de beneficiários da operadora de planos de saúde.

O Itaú BBA reiterou a sua recomendação de compra das ações da Rede D’or, mas reduziu o seu preço-alvo de R$ 65 para R$ 45.