quinta, 02 de maio de 2024
Ações Recomendadas

Natura (NTCO3): qual a avaliação do BTG Pactual para o balanço do 4T?

Companhia apresentou números abaixo das estimativas do banco e recomendação ficou na mesma; veja

12 março 2024 - 11h26Por José Chacon
Embalagem de produtos NaturaEmbalagem de produtos Natura - Crédito: Divulgação - Logística Natura

Natura (NTCO3) reportou resultados financeiros do quarto trimestre de 2023 abaixo das expectativas do BTG Pactual. "Apesar de alguns sinais de melhoria em relação a trimestres anteriores, os ajustes em andamento e o impacto da desvalorização do peso argentino afetaram os números da empresa", comenta o banco.

Isso porque, na divisão da Natura na América Latina, a companhia registrou queda de 18% na receita em relação ao ano anterior.

A Avon Internacional também apresentou resultados negativos, com queda de 17% na receita. No entanto, houve crescimento de 4,5% na receita consolidada em moeda constante, impulsionado pelo desempenho positivo da Natura no Brasil e em outros mercados latino-americanos.

Apesar da expansão da margem bruta e do aumento na margem EBITDA ajustada em algumas áreas, o lucro líquido da empresa ainda permaneceu negativo, impactado por despesas financeiras mais altas e aumento na carga tributária.

Naquele período, a Natura ainda gerou um fluxo de caixa operacional significativo e conseguiu reduzir sua alavancagem, beneficiando-se das vendas de ativos.

Isso mostra um processo de recuperação da empresa, especialmente no que diz respeito à revitalização da marca Avon, que na leitura do banco, continua desafiador.

"Embora tenha havido esforços para simplificar a estrutura e melhorar as margens, o ritmo de recuperação permanece incerto. Diante desse cenário, mantemos uma postura neutra em relação às ações da Natura, observando de perto os próximos passos da empresa", diz o BTG.

Apesar dos desafios, a Natura anunciou um pagamento generoso de dividendos aos acionistas, refletindo sua sólida posição financeira e seu compromisso com o retorno de valor aos investidores.

"A empresa continua a buscar oportunidades para impulsionar o crescimento e superar os desafios que enfrenta, mantendo o foco em sua missão de promover a beleza e o bem-estar de seus clientes", completa o banco, que faz recomendação neutra para a NTCO3, com preço-alvo de R$ 18,00.

Nesta terça-feira (12), as ações da companhia subiam 0,52% a R$ 17,42.

 

>>>  Clique aqui e conheça a Ipê Investimentos, uma assessoria de investimentos personalizada para você <<<