terça, 23 de abril de 2024
Recomendações

Natura (NTCO3) dispara 14% à espera do balanço do 4T21. Guerra Rússia-Ucrânia pode afetar a empresa?

Analistas da XP afirmam que empresa pode sofrer quedas de 3% para cada aumento de 1% dos custos de matéria-prima enquanto conflito prejudica empresas de consumo discricionário em todo o mundo

09 março 2022 - 11h30Por Redação SpaceMoney

Por volta das 11:29 desta quarta-feira (9), a Natura (NTCO3) disparava 14,31%, a R$ 23,57. O movimento era impulsionado pelas expectativas de investidores em torno do balanço da empresa, a ser divulgado após o fechamento do mercado hoje.

Em relatório publicado pela XP nesta manhã sobre como a alta das commodities motivada pela guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar o varejo, os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt apontaram a Natura como uma das empresas mais impactadas pelas consequências do conflito.

Assim como a C&A (CEAB3), a Natura pode sofrer quedas de 3% para cada aumento de 1% dos custos de matéria-prima. Eles ressaltam que custos de frete também são relevantes para a empresa e, portanto, podem ser outra possível fonte de pressão de margens.

"Apesar das varejistas poderem compensar parte do aumento de custos através do seu repasse para preços, acreditamos que isso reduziria o volume de vendas diante o cenário macro desafiador e, portanto, apesar de a rentabilidade permanecer estável, o EBITDA em termos absolutos apresentaria queda de qualquer maneira", dizem.

Pela análise fundamentalista, a XP recomenda compra dos papéis de Natura (NTCO3), com preço-alvo de R$ 40,00 - potencial de 84,76% sobre o fechamento do pregão anterior (8).

*Matéria atualizada às 11:46, do dia 09/03/2022, para a correção dos nomes dos analistas da XP.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.