sexta, 24 de maio de 2024
SpaceRecomendações

Natura (NTCO3): câmbio desfavorável e inflação global podem prejudicar balanço, dizem analistas

A lucratividade e o ROIC da companhia devem ser penalizados ao longo dos próximos meses, alertou BTG

08 maio 2023 - 14h50Por Lucas de Andrade

Nesta segunda-feira (8), a Natura (NTCO3) divulga seu conjunto de resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre deste ano, após o fechamento dos mercados.

 

Em relatório publicado na segunda quinzena de abril, o BTG Pactual traçou um panorama sobre os últimos anos da companhia.

A empresa implementou uma série de mudanças em seu modelo de negócios, e, inclusive, revisitou o alinhamento dos representantes de vendas no canal de vendas diretas na América Latina, com a redução de seu pagamento, ao passo que se tornou um player mais global.

A companhia fez uma aquisição bem sucedida de Aesop em 2013, anunciou a compra de The Body Shop em 2017 e adquiriu Avon em 2019. Sua alavancagem financeira cresceu. Em 2020, promoveu dois aumentos de capital no valor total de R$ 8 bilhões entre maio e outubro.

Mas, em relatório, analistas do BTG destacam que, após um período inicial de resultados animadores, a companhia passou a registrar números mais fracos que o esperado na maioria de seus negócios nas unidades, enquanto luta para reanimar as vendas de Avon e The Body Shop.

 

Além disso, a empresa foi pressionada por um câmbio menos favorável e uma inflação global que penalizaram sua estrutura de custos. Na avaliação do BTG Pactual, estes são alguns dos principais desafios neste início de ano.

A lucratividade e o ROIC da companhia devem ser prejudicados ao longo dos próximos meses, disseram os analistas.

 

Eles elogiam os esforços para a simplificação da estrutura e em prol da melhoria do fluxo de caixa livre, mas em termos de fundamentos, com margens penalizadas e fracas receitas, o BTG Pactual reiterou sua recomendação neutra, mesmo com a venda de Aesop e recente liquidação.

O BTG Pactual projeta as ações NTCO3 a um preço-alvo de R$ 16,00 cada em doze meses.

Tags: Natura, NTCO3