quarta, 24 de abril de 2024
Recomendações

Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB3) são as novas ações recomendadas pelo Itaú BBA para o ano de 2022

Banco avalia que, neste momento, seria interessante para o investidor ampliar a sua exposição ao setor de commodities

27 junho 2022 - 16h15Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Em relatório divulgado nesta segunda-feira, 27, o Itaú BBA acredita que, neste momento, seria interessante para o investidor ampliar a sua exposição ao setor de commodities. O banco também permanece otimista em relação ao setor de energia e aos valuations atrativos do setor financeiro para o ano.

Analistas revisaram a carteira para o ano e retiraram as suas indicações sobre Weg (WEGE3) e Intelbras (INTB3), para incluir Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB3) na sua seleção, com pesos de 10% cada.

O portfólio segue composto por exposições de 10% em Multiplan (MULT3), Totvs (TOTS3), Eletrobras (ELET3), Energisa (ENGI11), Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), BTG Pactual (BPAC11) e Banco do Brasil (BBAS3).

O que motiva a manutenção?

O desempenho do mercado em 2022 será definido pela evolução da inflação e dos juros no país, diz o banco. Analistas apontam que a bolsa brasileira deve passar por um período de intensa volatilidade no futuro próximo, por causa das eleições, com o cenário doméstico complicado e a Selic pressionando a atividade.

Para 2022, a projeção do Ibovespa passou de 115 mil pontos para 110 mil pontos. 

O Itaú BBA explica que a inflação está distribuída por todas as categorias do IPCA e que a inflação de serviços, que tem um peso maior no índice, está especialmente elevada quando comparada a 2021, quando o seu desempenho foi menor que os das outras categorias.

Segundo dados do IPCA-15 de junho, o indicador chegou a 0,62% nesse último período. E, nos últimos 12 meses, acumula uma alta de 12,04%, quase 2,5 vezes o teto da meta oficial para a inflação este ano, que é de 3,5%. 

A Guerra na Ucrânia pressionou os preços das commodities nos últimos meses, mas o Itaú BBA destaca que as decisões do governo federal sobre medidas e projetos de lei para tentar controlar o aumento dos preços dos combustíveis também devem ter um impacto significativo na inflação, dependendo do que for implementado.

Como a inflação continua alta, a tendência é que os juros também permaneçam em patamares elevados, o que encarece o custo de capital próprio.  O Itaú BBA também aponta que isso deve resultar em um crescimento menor por parte das empresas nacionais no curto prazo, apesar de que as commodities normalizadas em patamares elevados tendem a equilibrar esse cenário e ajudar no lucro geral do Ibovespa.

As empresas, porém, devem se beneficiar do dólar mais baixo, já que boa parte das suas dívidas são cobradas na moeda estrangeira. Como consequência, isso terá um efeito positivo nos seus resultados ao longo de 2022.