quinta, 23 de maio de 2024
SpaceRecomendações

Eletrobras (ELET3): Quais os impactos de uma maior participação do governo na empresa?

Para Genial Investimentos, cenário não deve se concretizar

13 maio 2023 - 10h00Por Redação SpaceMoney
EletrobrasEletrobras - Crédito: REUTERS/Brendan McDermid

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Corte reveja a privatização da Eletrobras.

O objetivo do governo é que a União tenha direito a voto de maneira proporcional às ações que possui. Na ação a AGU ressalta a sensibilidade do tema e afirma que ele exige um “cuidado adicional”.

Na visão dos analistas da Genial Investimentos, é improvável que os termos propostos pela AGU sejam aceitos pelo STF, tendo em vista todo o processo atravessado para concluir a privatização. 

A Genial também cita toda a onda de judicialização que a quebra nos termos originais do processo vai acarretar, citando que mais de 300 mil brasileiros possuem recursos do seu FGTS alocados no fundo de privatização da empresa.

"Uma mudança em uma jurisprudência bem conhecida soaria muito mal a todos os nomes envolvidos", afirma o analista de setor elétrico e saneamento da Genial, Vitor Souza.

A casa de investimentos permanece com recomendação de compra para os papéis ELET3, justificando que a companhia negocia a 0,6x P/VPA.

"Mesmo que o cenário mais pessimista venha a se materializar, achamos que o preço das ações já não teriam muito espaço para novas quedas a medida que achamos que ela já negocia a múltiplos similares a uma estatal", completa.