segunda, 06 de maio de 2024
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Carrefour (CRFB3): como avaliar a estratégia de lojas combo com Sam's Club?

Em um cenário de custo de capital elevado, o grupo propõe focar em investimentos com melhor uso do caixa e dos ativos da empresa

24 junho 2023 - 14h00Por Lucas de Andrade

Em destaque na edição de seu Morning Call na segunda-feira, 19 de junho, a Levante informou que o Carrefour (CRFB3) trabalha no desenvolvimento de um projeto de lojas combo que envolva suas marcas.

Em um cenário de custo de capital elevado, o grupo propõe focar em investimentos com melhor uso do caixa e dos ativos da empresa.

Os analistas Enrico Cozzolino e Flávio Conde escrevem, com base em matéria do jornal Valor, que as unidades nesse formato passaram a ser mapeadas e os primeiros projetos já foram definidos pela área imobiliária e pelo comando do Sam ́s Club, de modo que, segundo a companhia, as primeiras lojas devem sair entre o final deste ano e início de 2024.

Neste cenário, os hipermercados Carrefour e unidades do Atacadão seriam reduzidos e parte de suas áreas deverão receber lojas do Sam ́s.

A título de exemplo, a loja do Atacadão na Barra da Tijuca (RJ) vai ser reduzida e uma parte da área receberá um Sam ́s, assim como vai ocorrer com uma loja do Carrefour no BarraShoppingSul em Porto Alegre (RS), de modo que as lojas passarão a dividir o mesmo terreno.

Apesar de o Sam ́s crescer no Brasil, a companhia acredita ser possível melhorar a gestão de despesas e consequentemente a margem EBITDA. A
estratégia deve ganhar tração quando for finalizada a reestruturação que envolve a conversão das 124 lojas do Big, que também incluem o Sam ́s.

A Levante relembra que a varejista possui centenas de terrenos espalhados pelo país (são cerca de 450 ativos entre lojas e centrais), e tem buscado alternativas para diluir o custo fixo das lojas e melhorar a rentabilidade do Sam ́s, com a exploração da força da localização das lojas.

No mês passado, o Carrefour informou ao mercado que havia iniciado negociações exclusivas com a Barzel Properties para a venda de cinco centros de distribuição e cinco lojas próprias do grupo, por um valor total de R$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 1,1 bilhão líquido de impostos sobre ganho de capital e outras taxas).

Conde e Cozzolino relembram que os ativos serão arrendados de volta ao grupo por meio de contratos de arrendamento com prazos de 20 anos, renováveis por períodos adicionais de 5 anos, com a garantia da continuidade das operações (operação de sale and leaseback).

As despesas com aluguel desses imóveis serão de aproximadamente R$ 10 milhões por mês (cap rate de 9,1%).

A Barzel foi selecionada pelo grupo para a próxima etapa de negociações, após a realização de um processo competitivo que contou com a participação de diversos outros players reconhecidos no mercado.

A operação de sale and leaseback está em linha com a estratégia do Carrefour Brasil de maximizar a eficiência operacional e financeira baseada na revisão contínua de seus ativos imobiliários, pontuou a Levante.