quinta, 02 de maio de 2024
Ações recomendadas

Braskem (BRKM5): Safra concede recomendação de compra após retomar cobertura

Contudo, incertezas em relação a acidente geológico em Maceió poderiam atrasar a conclusão da venda da participação da Novonor na petroquímica

17 abril 2024 - 12h36Por Redação SpaceMoney

O Banco Safra retomou a cobertura da Braskem (BRKM5) com uma classificação neutra e preço-alvo de 12 meses de R$ 27,00 por ação, um potencial de alta de 18%.

De acordo com as estimativas, a Braskem atualmente negocia suas ações a 8,02x EV/EBITDA para 2024, acima da média de cinco anos de 5,70x e com um desconto de 19,00% em relação aos seus pares, o que está abaixo do desconto histórico de cinco anos de 21,00%.

Uma responsabilidade final relacionada ao evento em Alagoas (AL) ainda segue incerta, pois as decisões judiciais finais sobre algumas das ações judiciais ainda estão pendentes.

Além disso, as provisões atuais são baseadas em estimativas e pressupostos que podem ser alterados no futuro devido a novos fatos e circunstâncias.

Essa incerteza não apenas representa um risco de avaliação, mas também poderia atrasar a conclusão da venda da participação da Novonor na Braskem, de acordo com os analistas.

As oportunidades de crescimento podem gradualmente reduzir o impacto dos ciclos petroquímicos. Embora em um ritmo muito gradual, uma maior produção de produtos à base de biomassa, como o polietileno (PE) verde ou o início da produção de polipropileno (PP) verde, poderia funcionar para fornecer alguma proteção contra os ciclos petroquímicos, já que esses produtos tendem a ser precificados com base em custo mais.

Além disso, esquemas futuros de precificação de carbono também poderiam tornar produtos com conteúdo reciclado mais atraentes, embora o Banco Safra reconheça que isso seria mais uma tendência potencial de longo prazo que envolve muitas incertezas.

 

O que poderia tornar o Banco Safra mais positivo?

O principal fator que poderia fazer os analistas mudarem de ideia seria uma recuperação mais rápida do que o esperado nos spreads petroquímicos, o que teria um impacto positivo significativo na lucratividade e geração de caixa.

Os principais riscos para nossa tese de investimento incluem: (i) recuperação dos spreads petroquímicos mais lenta ou mais rápida do que o esperado; (ii) incertezas sobre o montante final dos danos relacionados ao evento geológico em Alagoas; (iii) venda da participação da Novonor na Braskem, o que poderia levar a uma oferta aos acionistas minoritários (obrigatória ou voluntária) a um prêmio sobre o preço de mercado.

 

Tags: Braskem, BRKM5