Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Raia Drogasil

Raia Drogasil apresenta novos marketplaces e mudanças nas lojas; ações sobem

30 setembro 2020 - 14h32Por Investing.com

Investing.com - Por meio principalmente do lançamento de marketplaces e de atualizações nas lojas físicas, a Raia Drogasil começa a por em prática seu novo plano estratégico para os próximos cinco anos; o anuncio é feito nesta quarta-feira (30) no evento anual da companhia com seus investidores.

Às 14h30, as ações da empresa (RADL3) eram negociadas a R$ 23,41, em forte alta de 6,79%, segunda maior alta do Ibovespa hoje.

Serão lançados dois marketplaces, um de produtos e um de serviços de saúde. No marketplace de produtos, a empresa deverá passar a vender até 100 mil produtos diferentes, contra os 12 mil vendidos atualmente. A ideia é que, a princípio, a entrega destes produtos seja feita por cada vendedor. Em um segundo momento, no entanto, a RD pretende otimizar sua rede logística para realizar as entregas.

O segundo marketplace em desenvolvimento será destinado a serviços de saúde, com uma rede de profissionais como nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos, e uma plataforma de teleconsultas.

O plano, no entanto, não engloba apenas os negócios digitais da empresa. A RD pretende equipar muitas de suas lojas para oferecer serviços como vacinação, exames e telemedicina. Além disso, o marketplace de produtos irá estimular os clientes a recolherem suas compras nas lojas, enquanto o marketplace de serviços irá oferecer consultas de telemedicina nas próprias farmácias, em que um profissional de saúde estará presente para auxiliar os clientes.

Ainda nesse sentido, a empresa informou que deve dar continuidade ao ritmo de abertura de novas lojas, de 240 unidades por ano em 2021 e 2022. Atualmente, a RD está focando em aumentar sua presença em cidades e regiões de menor renda, no Nordeste e em cidades do interior via seus formatos de entrada e híbrido.

Outra novidade para o curto prazo é o Stix, novo programa de fidelidade criado em parceria com o Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR3) e o Itaú (SA:ITUB4), que deve ser lançado em breve.

Resultados

A Raia Drogasil tem demonstrado recuperação, com crescimento de 0,8% em vendas nas mesmas lojas em julho - 5% se excluídas lojas em shoppings que ainda não tiveram uma normalização de volumes. A estratégia digital tem se mostrado importante no crescimento das vendas. No 2T, as vendas digitais corresponderam a cerca de 7% das vendas da RD e essa porcentagem foi mantida durante o 3T. Enquanto no 2T o digital foi uma ferramenta de preservação das vendas, no 3T o digital serviu como uma ferramenta de vendas incrementais.

A empresa, no entanto, também sofreu impactos da pandemia, como a desaceleração dos ganhos de participação de mercado, impactados no 2T devido ao fato de a RD ter mais lojas em shoppings e áreas premium do que seus principais concorrentes.

Visão dos Analistas

Após uma conversa com a gestão sobre o futuro da companhia, em que a RD apresentou sua estratégia O2O (online para offline) e seu “novo conceito” de farmácia, o UBS recomendou Compra para as suas ações, com preço-alvo de R$ 25. As informações são de relatório setorial distribuído na última quinta-feira (24).

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: