Empresas

R$ 2,4 bilhões: Speedo aposta em rede de influenciadores para dominar o mercado

Marca investirá em rede de 100 influenciadores até 2027, priorizando conexões autênticas e conteúdo relevante no ambiente digital

Leitura: 4 Minutos
Speedo
CEO da Speedo Multisport, Roberto Jalonetsky, lidera a nova estratégia de marketing com influenciadores para ampliar presença digital da marca | Crédito: Divulgação

O mercado de marketing de influência no Brasil segue em forte expansão. As marcas brasileiras já investem R$ 2,4 bilhões por ano em influenciadores. Além disso, 61% dos anunciantes pretendem aumentar seus investimentos nesse setor. Para a maioria dos profissionais, o principal objetivo é conquistar visibilidade e awareness. Em seguida, vem a construção de branding e imagem institucional.

Alinhada a esse movimento, a Speedo Multisport inicia um projeto estratégico que será desenvolvido em fases. Com o propósito de ampliar sua presença digital, a marca prevê formar uma rede com 100 influenciadores até 2027. A ideia é estabelecer uma presença autêntica, conectada e representativa nas plataformas digitais.

Mais que seguidores: conexões reais e identificação com a marca

“Não queremos apenas aumentar a exposição nas redes sociais, mas sim profissionalizar nossa atuação no ambiente digital, priorizando conteúdo real e relevante”, afirma Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport. A Speedo busca construir uma rede de influenciadores que compartilhem seu propósito. Em virtude disso, trabalhará com atletas, consumidores finais e influenciadores de diferentes portes — nano, micro e médios que vivenciam esse estilo de vida e mantêm conexão genuína com sua audiência.

Segundo Jalonetsky, a força da influência não está apenas no alcance, mas na verdade das conexões. “Queremos pessoas reais, com histórias reais. Aquelas que praticam esportes por prazer e inspiram por meio de atitudes saudáveis. Mais do que vender um produto, buscamos construir uma cultura. Sem dúvida, o conteúdo autêntico aproxima a marca das pessoas e torna nossa mensagem mais relevante no dia a dia delas”.

Comunidade, representatividade e escuta ativa como estratégia digital

O projeto será implantado gradualmente. A princípio, selecionarão criadores que já compartilham dos valores da Speedo e dialogam com seu universo esportivo. A expansão da rede acontecerá estrategicamente, à medida que essas parcerias se fortaleçam e novos públicos sejam alcançados. A proposta é ocupar consistentemente os canais onde o público já está presente. Desse modo, construirão uma rede diversa e autêntica, representando a riqueza cultural e regional do Brasil. Mais do que uma ação pontual, essa iniciativa integra-se à missão da Speedo de promover o bem-estar e tornar o esporte acessível a todos.

Para Patrícia Assad, uma das influenciadoras contratadas, “as marcas olham cada vez mais para o engajamento e a capacidade de conversão em vendas, não apenas para números de seguidores, visto que isso gera retorno real. Não adianta ter um milhão de seguidores se eles não confiam em você o suficiente para comprar o que você recomenda. Por isso, busco sempre manter uma conexão genuína com meu público, criando conteúdos que façam sentido para quem me acompanha”, afirmou.

A marca aposta na construção de comunidade como forma de fortalecer vínculos duradouros. Assim sendo, transforma a maneira como se relaciona com o consumidor, saindo da lógica da imposição de tendências e entrando no campo da escuta e da identificação. “Estamos construindo um ecossistema que vai muito além da imagem. Em suma, é sobre influência com propósito, sobre gerar valor para quem acompanha, confia e se inspira na Speedo”, conclui Jalonetsky.