sexta, 26 de abril de 2024
ações mais baratas

Quer comprar ações baratas por causa do coronavírus? Saiba qual a melhor estratégia

18 março 2020 - 14h58Por Redação SpaceMoney

Mesmo quem acompanha o mercado diariamente já perdeu a noção de quantos circuit breakers - mecanismo de controle de perdas - foram acionados na B3, a bolsa de valores brasileira, nas últimas semanas. A Covid-19 atingiu em cheio o mercado financeiro e não há quem arrisque dizer até quando o Ibovespa vai cair. Por isso, se você está pensando em aproveitar a desvalorização para comprar ações mais baratas, construa sua exposição gradualmente. Essa é a recomendação da XP Investimentos, em relatório publicado nesta quarta-feira (18). Para sustentar sua tese, a corretora utilizou como cenário-base a crise financeira de 2008 e dois investidores hipotéticos, que decidem comprar após 20% de queda:

  • Investidor A: resolve a aproveitar a oportunidade e alocar 100% do que deseja em renda variável naquele momento para “aproveitar a oportunidade”;
  • Investidor B: monta sua posição aos poucos, comprando ações mais baratas e dividindo em compras mensais iguais por 6 meses, até atingir os mesmos 100%.
Como demonstrado pelo gráfico acima, levando em conta apenas a parcela de renda variável da carteira e a hipótese de o Investidor B ter deixado o restante do dinheiro parado em conta corrente, sem render nada. Então, pode-se observar que os retornos dele são significantemente maiores que os do Investidor A. Segundo a XP, "a estratégia de montar a posição gradualmente funciona principalmente porque é muito difícil prever qual será o momento de mínimo da bolsa. Também porque a maioria dos investidores não fica atento aos mercados em período integral para encontrar as melhores oportunidades."