sábado, 20 de abril de 2024
provérbios mercado financeiro

Seis provérbios do mercado financeiro que podem ser úteis na hora de investir

08 maio 2020 - 17h14Por Redação SpaceMoney
O mercado financeiro também têm suas "máximas" que, apesar de algumas serem "datadas", ainda podem trazer boas lições sobre o mundo dos negócios. Nesta SpaceDica, conheça seis provérbios famosos entre investidores para refletir sobre o comportamento do mercado - ou conhecer algumas peculiaridades de investidores.

A estratégia de Halloween

O termo Halloween Strategy se refere a uma estratégia de compra e venda de ações com base em momentos bem específicos do calendário. Nos EUA, dinfundiu-se a crença de que as bolsas teriam melhores performances entre o dia 31 de outubro, Dia das Bruxas na quele país, e o 1º de maio. A estratégia de Halloween leva a outro provérbio famoso em Wall Street, que veremos a seguir,

Sell in may and go away (Venda em maio e siga em frente)

Partindo da crença da Halloween Strategy, de que a partir de maio as bolsas terão pior desempenho, é possível entender o sentido literal desse outro provérbio: venda suas ações em maio e espere. A crença é que as ações registram altas nos meses de inverno (no Hemisfério Norte). Investidores americanos que seguem essa linha compram suas ações em novembro para vendê-las em abril. Nos meses restantes, que abrangem maio até outubro, seria o momento de investir em classes diferentes de ativos. 

Buy the rumor and sell the news (Compre os rumores e venda as notícias)

O provérbio americano resume como funcionam as especulações do mercado. Quando um boato se expande entre investidores, o preço da ação pode sofrer um sell-off, corrida pelas vendas do ativo, ou um rally, alta demanda para compra. Os preços dos papéis se movem com as especulações, antes mesmo de anúncios oficiais, e se recuperariam quando as notícias são dadas. 

No tree grows to the sky (Nenhuma árvore cresce para o céu)

Esse provérbio do mercado financeiro, também original em inglês, lembra que nenhum ativo crescerá infinitamente, e em algum momento ele se estabiliza - ou cai. 

Não conte com o ovo dentro da galinha

Em português, esse ditado, aplicável em diversas situações cotidianas, ensina que não se deve contar com algo antes que aconteça de fato. No mundo dos investimentos, pode ser entendido como a importância de esperar o prazo final de uma aplicação (por exemplo, a expiração do Tesouro Selic ou de fundos) para verificar seu efetivo retorno. O provérbio também lembra a importância de se planejar e não contar com a sorte.

Comprar barato é perder dinheiro

Essa máxima é uma forma diferente de dizer que o barato sai caro, já que nem sempre uma ação barata quer dizer qualidade, e aquisições com valor muito baixo podem se tornar problema no futuro. Se a gestão da empresa não for boa, os preços podem cair ainda mais, e o trader perderá dinheiro.  Leia mais: 5 ferramentas gratuitas para ajudar você a driblar a crise financeira