terça, 23 de abril de 2024

Protestos em Hong Kong e recessão na Alemanha entre os destaques hoje

25 maio 2020 - 09h43Por Investing.com
Por Geoffrey Smith Investing.com - Os protestos retornam a Hong Kong e os EUA ampliam sua lista proibida de empresas chinesas. A confiança das empresas alemãs se recupera um pouco, mas a maior economia da Europa já estava em recessão em março. A Espanha diz que abrirá suas praias e hotéis, reanimando as ações de viagens na Europa, enquanto a Hertz Global e a Tuesday Morning (NASDAQ:TUES) vão para os tribunais de falências.

Aqui está o que você precisa saber em uma segunda-feira diluída em feriados, 25 de maio.

1. Protestos em Hong Kong retomados

Os manifestantes tomaram as ruas de Hong Kong com força para se opor à introdução de uma nova lei de segurança que, segundo eles, ameaça os fundamentos das liberdades e privilégios da cidade. A polícia respondeu usando gás lacrimogêneo, canhão d’água e spray de pimenta para dispersar os manifestantes, fazendo mais de 100 prisões.

As manifestações ocorreram um dia depois que o Departamento de Comércio dos EUA adicionou mais 33 entidades chinesas a uma lista negra que impedia as empresas americanas de negociar com elas. Alegou que eles eram cúmplices em violações dos direitos humanos na província ocidental de maioria muçulmana de Xinjiang. A China expressou "forte insatisfação" enquanto os analistas alertam para uma nova tendência de uma guerra fria entre as duas potências.

As ações chinesas foram variadas, mas o dólar subiu mais 0,1% em relação ao iuan em Hong Kong, para mais de 7,15.

2. Espanha tenta resgatar temporada turística da Europa

Os sinais de alívio do bloqueio na Europa vieram densos e rápidos no fim de semana, com a Espanha - um dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19 - anunciando que reabriria suas praias e hotéis a turistas estrangeiros a partir de julho.

A notícia oferece a um dos destinos de férias mais populares da Europa a chance de salvar parte de uma temporada de verão que já havia sido amplamente descartada. As ações de companhias de viagens e hotéis subiram em todo o continente, com a maior empresa de hotéis da Espanha Melia subindo quase um quarto.

Em outros lugares, o Japão também levantou seu estado nacional de emergência. Enquanto isso, a Itália reabriu a maioria de suas academias e piscinas. A França deve atualizar a próxima fase de reabertura no meio da semana

3. Bolsas fechadas para o Memorial Day; Futuros mais altos com notícias de reabertura

Com os mercados de ações dos EUA, do Reino Unido, da Índia e de Singapura fechados para feriados, até agora tem sido uma sessão relativamente tranquila nas ações globais, em que a perspectiva de reabertura econômica lutou contra a preocupação com as tensões entre EUA e China.

Às 8h10, o contrato futuro do índice Dow Jones 30 subiu 235,5 pontos ou 0,96%, enquanto o S&P 500 Futuros tinha alta de 0,98% e o Nasdaq 100 Futuros com ganhos de 1,09%. A referência europeia Stoxx 600 tinha ganhos 0,96%, enquanto o índice japonês Nikkei subiu 1,73% e o sul-coreano KOSPI teve ganhos de 1,24%.

4. Confiança empresarial alemã mostra sinais de vida, apesar da recessão

Os indicadores econômicos também estão começando a mostrar sinais de vida na Europa, à medida que o continente passa para a segunda metade do trimestre, que é amplamente esperado para marcar o ponto mais baixo da economia.

O índice de clima de negócios alemão Ifo recuperou-se para 79,5 em maio, ante uma baixa recorde de 74,2 em abril, impulsionado inteiramente por uma recuperação das expectativas. Uma empresa que planeja tempos melhores é a companhia aérea Lufthansa, que disse que vai acelerar os serviços em junho, com o objetivo de ter 20% de seus aviões voando até o final de junho.

A avaliação das empresas sobre suas condições atuais piorou no mês, no entanto, desafiando as esperanças de estabilização.

Dados anteriores confirmaram que a Alemanha havia cumprido a definição técnica de recessão já no primeiro trimestre, com o Produto Interno Bruto encolhendo 2,2% após um declínio de 0,1% nos últimos três meses de 2019. O economista da Ifo, Klaus Wohlrabe, disse que o think-tank ainda espera uma queda de mais de 10% no PIB alemão no segundo trimestre.

5. Hertz pede recuperação judicial; Tuesday Morning deve ser a próxima

A bateria do capítulo 11 continua. A empresa de aluguel de carros Hertz Global Holdings (NYSE:HTZ) entrou com o pedido de proteção contra falência após o fechamento da sexta-feira, com dívidas de cerca de US$ 19 bilhões.

A empresa, apoiada pelo investidor ativista Carl Icahn, havia sido incapaz de usar sua frota de 700.000 veículos nos últimos três meses, à medida que os bloqueios anti-Coronavírus se espalhavam pelo mundo.

Separadamente, o Wall Street Journal informou que a varejista Tuesday Morning pretende registrar a proteção do capítulo 11 na terça-feira, juntando-se a outros varejistas de artigos para o lar Pier 1 e Art Van Furniture, além das lojas de departamento Neiman Marcus e JC Penney (NYSE:JCP), todos os quais foram forçados a etapas semelhantes pela pandemia.