sexta, 29 de março de 2024
cripto nasdaq

Primeiro ETF cripto do mundo está chegando à Nasdaq, com gerente do Brasil

02 outubro 2020 - 16h07Por Investing.com

Por Christiana Sciaudone, da Investing.com - Quando é muito arriscado escolher apenas uma ou duas empresas em um setor nascente para investir, os investidores recorrem aos ETFs.

Com o cripto, porém, as opções têm sido comprar fundos negociados em bolsa que joguem criptomoedas indiretamente - por meio de empresas como a Square Inc (NYSE:SQ) e Nvidia (NASDAQ:NVDA). Isso pode estar mudando.

A Hashdex, uma gestora de ativos brasileira com R$ 250 milhões sob gestão, recebeu a aprovação no mês passado para lançar o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, um fundo de investimento aberto que funcionará como um ETF tradicional, rastreando apenas Bitcoin, Ethereum, XRP e outras criptomoedas. Ele será listado na Bolsa de Valores de Bermuda, onde a regulamentação de ativos digitais permite a listagem de um fundo dedicado a representar o mercado.

Saiba mais sobre o mercado de criptomoedas

O ETF rastreará o Nasdaq Crypto Index para representar o cenário institucional de investimento de ativos de criptomoeda e está sendo desenvolvido em conjunto pela Nasdaq e pela Hashdex. A metodologia e os detalhes do índice serão divulgados pela Nasdaq quando for lançado. A Nasdaq não quis comentar.

Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, lembra como ele ficou fascinado pela criptografia depois de passar um tempo hospedado em casas de amigos em Stanford, enquanto fazia seu MBA na Universidade de Chicago. Em 2017, a criptografia começou a se parecer muito com a bolha das pontocom - havia muitas empresas que acabariam não conseguindo, mas deveria haver estrelas em algum lugar também, disse Sampaio.

"Como você descobre quais são os Microsofts, Googles e Amazons em toda essa loucura?" Sampaio disse em entrevista por telefone. “Com um ETF criptografado, você tem um pequeno pedaço de exposição para o longo prazo e, se nada der certo, você perde 1%, mas o potencial de crescimento é imenso”.

Em 2018, ele criou o Hashdex, que agora é composto por quatro fundos, incluindo o cripto fundo que se tornará o ETF. Sampaio alerta que os investidores terão que engolir a "volatilidade ridícula" no mercado de criptografia, mas a recompensa deve valer a pena.

“A criptografia é maior do que a internet, é mais transformadora”, disse Sampaio. "É difícil prever o quão grande será".

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje