sexta, 26 de abril de 2024

Por decisão judicial, Avenida Niemeyer pode ser interditada hoje

28 maio 2019 - 15h08Por Agência Brasil

A Prefeitura do Rio tem até as 15h20 para interditar a Avenida Niemeyer, conforme determinou ontem (27) à noite a juíza Mirela Erbisti, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), com a concessão de liminar atendendo pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para a interrupção do tráfego na via.

A prefeitura informou que, enquanto o prazo não expira, está recorrendo da decisão da justiça. De acordo com o TJ, se a prefeitura não cumprir a interdição, após o recebimento da intimação, “o Ministério Público, que é o autor da ação, deverá informar ao juízo”.

Um homem caminha na avenida Niemeyer durante as fortes chuvas perto da praia de São Conrado no Rio de Janeiro
Fortes chuvas danificaram trechos da Avenida Niemeyer, no Rio - Sergio Moraes/Direitos reservado

Na decisão, a juíza expediu mandados de citação e intimação aos chefes do Executivo do município e do estado para cumprimento da medida. A notificação, que indicou o tempo máximo para a interdição, foi encaminhada hoje (28) por um oficial de justiça avaliador.

Esquema

A prefeitura informou que preparou um esquema para o caso de ocorrer o fechamento da Avenida Niemeyer. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e a Guarda Municipal reforçaram a operação nos principais corredores de tráfego da região, especialmente os diretamente impactados, como a Rua Mario Ribeiro, na Gávea, e a Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, as duas também na zona sul da cidade.

A administração municipal estimou impactos no trânsito da zona sul, em função da interdição da via, por onde circulam em média 36 mil veículos por dia. Segundo a prefeitura os bairros de Ipanema, Leblon, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado serão atingidos. Ainda haverá reflexos significativos na saída da Barra da Tijuca pela Avenida Armando Lombardi, na zona oeste.

A prefeitura informou que os eixos principais estão recebendo reforço operacional e foram adotadas medidas complementares, como a divulgação de mensagens de orientação aos motoristas nos painéis de mensagens variáveis localizados nas ruas da região. A prefeitura sugeriu que os motoristas usem rotas alternativas.

“A recomendação principal é que os motoristas utilizem rotas alternativas para a ligação Barra da Tijuca - Zona Sul/Centro, como a Linha Amarela, Alto da Boa Vista e Grajaú-Jacarepaguá.”