quinta, 28 de março de 2024
Petrobras

PF deflagra 71ª fase da Lava Jato; prejuízo da área de trading da Petrobras é alvo

18 junho 2020 - 09h21Por Investing.com

Investing.com - A Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira a 71ª fase da Operação Lava Jato cumprindo 12 ordens de busca e apreensão e 2 ofícios para obtenção de dados nas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Petrópolis, segundo a PF. Batizada de Operação Sem Limites II, a nova fase mira prejuízos da área de trading da Petrobras (SA:PETR4), ala da empresa que comercializa petróleo, óleos combustíveis e derivados da estatal.

As ordens foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba. A nova fase é derivada da 57ª fase da Lava Jato, deflagrada em dezembro de 2018 e batizada de Operação Sem Limites. A partir da análise de materiais apreendidos na época e de resultados de pedidos de cooperação internacional, "foram identificados novos suspeitos que auxiliavam e integravam a organização criminosa estruturada no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, dentre outros, junto a empresas estrangeiras e que são destinadas às atividades comerciais da estatal", segundo a PF.

Os investigados responderão por corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Também há ordens para bloquear cerca de R$ 17 milhões, que seriam correspondentes aos prejuízos identificados pela Operação.

“A suspeita é de que parte dos valores de propina tinham como objetivo o pagamento de intermediários políticos para a manutenção de certos empregados públicos em funções gerenciais estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde se realizavam as operações de trading”, destacou a PF em nota.