quarta, 24 de abril de 2024

Petróleo tem alta, em movimento de compensar as fortes perdas

12 junho 2020 - 12h54Por Investing.com

Por Peter Nurse

Investing.com - Os mercados de petróleo subiam na sexta-feira (12), estabilizando-se após as fortes perdas de quinta-feira, mas ainda devem registrar a primeira semana de baixa desde o final de abril.

Às 12h54 (horário de Brasília), os contratos futuros de petróleo dos EUA eram negociados em alta de 0,55%, a US$ 36,14 por barril, após recuar mais de 8% na quinta-feira. O contrato de referência internacional Brent subia 0,73%, para US$ 38,83 depois de cair quase 8% na sessão anterior.

O petróleo subiu desde que caiu abaixo de zero em abril, depois que os cortes na produção reduziram o excesso global e o alívio dos bloqueios aumentou o consumo de combustível.

"Os preços do petróleo se recuperaram acentuadamente ... ajudados por surpresas positivas nos dados sobre a demanda e pela contenção contínua da Opep+", disse o Barclays (LON:BARC) em nota.

"Mas esperamos que o ritmo de recuperação de preços desacelere junto com o reequilíbrio", afirmou.

No entanto, cresceram os temores de que uma segunda onda de casos do Covid-19 nos EUA prejudique a demanda já frágil do maior consumidor do mundo, resultando em um retorno ao excesso de oferta que assolou o mercado no início deste ano.

Além disso, os estoques de petróleo dos EUA expandiram inesperadamente na semana passada para 538,1 milhões de barris, informou a Administração de Informação de Energia na quarta-feira, o nível mais alto em dados compilados pela Bloomberg desde 1982.

O aumento destaca a dificuldade que a Opep e seus aliados enfrentam em seus esforços para equilibrar o mercado.