Menu
Busca quinta, 22 de abril de 2021
Menu
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Entrevistas
    • Seguros e Previdência
    • Crédito / Empréstimo
    • Especiais Patrocinados
  • SpaceDicas
  • Colunistas
  • Recomendações
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • E-books
    • Glossário
    • Infográficos
    • Links Interessantes
    • SpaceMoney Network
    • Minicursos
  • Ferramentas
    • Ações Ibovespa
    • Comparador de Fundos
    • Criptomoedas
    • Download SpaceNow
    • Perfil do Investidor
    • Planilhas
  • Institucional
    • Atendimento
    • Anuncie
    • Quem Somos
    • WhatsApp
    • Notícias SpaceMoney
  • App SpaceBank
  • IPE Espec Menu
Busca
SpaceNow
Ibovespa fecha sessão em queda de 0,7%, aos 120 mil pontos; dólar tem leve alta, a R$ 5,55
17h35 - 20 Abr 2021
Cotações por TradingView
Compras pela internet

Pesquisa: consumidores que compram alimento pela internet chegam a 53%

22 julho 2020 - 13h33Por Agência Brasil
Uma pesquisa feita em 36 países mostra que no Brasil 53,4% dos consumidores compraram alimentos pela internet em 2019 e 50,3% optaram por serviços online de entrega dos produtos.  Segundo o estudo Global Consumer Insights Survey 2020, da empresa PwC, com o isolamento social causado pela pandemia, 35% dos consumidores estão comprando alimentos pelos canais online e 86% planejam continuar assim após o final das medidas de isolamento social. Entre os millenials ( nascidos após o início da década de 1980 até o final do século 20), 59% - e 57% desse grupo entre os que têm filhos - mostram um foco maior em seu bem-estar do que em outros grupos. Quanto aos cuidados pessoais, 51% dos consumidores residentes em áreas urbanas concordam que estão mais focados em cuidar do seu bem-estar e de sua saúde física e mental como resultado da covid-19. Os moradores de áreas urbanas, consultados após o início da pandemia, consideraram a proteção e a saúde tão importantes para sua qualidade de vida quanto as perspectivas de emprego (49% e 45%, respectivamente) em comparação com 45% no emprego. Para realizar a pesquisa foram entrevistados 1.002 consumidores no país e o resultado mostra a tendência de mudança do comportamento do consumidor que já estava em curso antes da pandemia e se intensificou com a chegada da covid-19 ao Brasil.

Hábitos e comportamentos

Segundo a PxC, o estudo foi produzido a partir de dados coletados antes e durante a pandemia e pretende analisar os hábitos e comportamentos de compra do consumidor residente em áreas urbanas e como a interrupção das atividades forçou a aceleração de um modo de vida mais digital, gerando uma nova era no consumo e afetando seus costumes em todos os aspectos da vida. Em relação aos itens não alimentícios, antes do novo coronavírus as compras nas lojas físicas ainda eram dominantes (47%) em comparação com as compras online, por meio de telefones celulares (30%), computadores (28%) e assistentes de voz inteligentes (15%). Desde então, essas compras tiveram um aumento substancial (celulares 45%; computadores 41%e tablets 33%). De acordo com os dados da primeira fase do estudo, antes da pandemia, 10,3% dos consumidores disseram fazer compras pela internet diariamente, enquanto 19,9% faziam uma vez por semana e 31,2% uma vez por mês. Outros 32,3% realizam compras online algumas vezes por ano, 4% uma vez por ano e 2,3% nunca compraram pela internet. O equipamento mais utilizado para essas compras é o computador (33,9%), seguido do smartphone (31,6%), tablet (18,4%) e assistentes de voz (13,5%).

Lojas físicas

Ainda assim, uma parte ainda prefere ir até uma loja física para a compra porque prefere experimentar o item (43,3%) e por perceber a atividade como um passatempo agradável (36,2%) ou por gostar do aspecto social de visitar a loja (24,9%). A proximidade da loja com o bairro onde o consumidor reside foi um fator influente para a compra pessoalmente para 34,7% dos entrevistados. “Embora certas tendências estejam em alta há algum tempo, nossa pesquisa mostra que a pandemia aumentou o desejo dos consumidores por transparência, sustentabilidade e conveniência. As empresas mais recompensadas nesse cenário atual são as que estabeleceram a confiança com o consumidor, investiram em uma jornada de compra de ponta a ponta, sem problemas e sem atritos, e priorizaram a saúde e a segurança dos consumidores”, disse o sócio da PwC Brasil, Carlos Coutinho.

Top 10

  • 1
    SpaceDica

    Veja as três ações mais recomendadas para a semana de 19/04

    11h40 - 19 Abr 2021
  • 2
    Veja novidades do setor

    Criptomoedas: Dogecoin (DOGE) dispara mais de 51%; Bitcoin (BTC) também avança

    18h34 - 15 Abr 2021
  • 3
    Projeto de Lei está na Câmara

    O que muda para os fundos imobiliários se os contratos de aluguel passarem a seguir o IPCA?

    13h00 - 19 Abr 2021
  • 4
    IPO

    IPO da Caixa Seguridade: Levante não recomenda entrada no negócio

    15h25 - 20 Abr 2021
  • 5
    Pandemia

    Banco Inter projeta que 75% da população adulta do Brasil deve estar imunizada antes de outubro

    15h26 - 15 Abr 2021
  • 6
    SpaceDica

    IPOs em 2021: recorde está no horizonte, mas incertezas ameaçam empresas

    16h49 - 19 Abr 2021
  • 7
    SpaceDica

    Agenda da semana: lives sobre ESG, investimento estrangeiro e mais

    12h00 - 18 Abr 2021
  • 8
    SpaceDica

    Planejando meus investimentos: em quais indicadores econômicos eu devo ficar de olho?

    16h54 - 15 Abr 2021
  • 9
    Balanços 1T21

    Calendário de resultados do 1º tri de 2021: Vale (VALE3) divulgará seu balanço no dia 26; confira

    17h48 - 16 Abr 2021
  • 10
    Abre ou não?

    Tiradentes: confira regras para o funcionamento da B3 e dos bancos no feriado

    11h07 - 20 Abr 2021

Leia Também

Supermercados do Rio têm aumento de 3,98% nas vendas em 10 meses
Supermercados

Supermercados do Rio têm aumento de 3,98% nas vendas em 10 meses

15h50 - 24 Nov 2020
Receita de varejistas sobe 23% no 3T, diz BTG
Varejo

Receita de varejistas sobe 23% no 3T, diz BTG

15h20 - 24 Nov 2020
ARTIGO - Adeus, guerra das maquininhas! Chegou a era do QR Code
QR Code

ARTIGO - Adeus, guerra das maquininhas! Chegou a era do QR Code

15h14 - 24 Nov 2020
Ibovespa tem alta de 2%, enquanto dólar cai, cotado a R$ 5,40
Ibovespa

Ibovespa tem alta de 2%, enquanto dólar cai, cotado a R$ 5,40

15h05 - 24 Nov 2020
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

[email protected] (11) 4118-2861 (11) 93312-6211 Rua Barão de Capanema, 343 - 1º andar Jardins
01411-011 - São Paulo/SP
Baixe nosso app:
Disponível no Google Play Disponível no App Store
Conteúdo
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Entrevistas
    • Seguros e Previdência
    • Crédito / Empréstimo
    • Especiais Patrocinados
    • investing.com
    • Agência Brasil
    • Mercado Imobiliário
  • SpaceDicas
    • O que é?
    • Vale a pena?
    • Entenda
    • Ranking
  • Colunistas
  • Recomendações
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • E-books
    • Glossário
    • Infográficos
    • Links Interessantes
    • SpaceMoney Network
    • Minicursos
  • Ferramentas
    • Ações Ibovespa
    • Comparador de Fundos
    • Criptomoedas
    • Download SpaceNow
    • Empregos (Jooble)
    • Perfil do Investidor
    • Planilhas
Colunas
  • Ambiente jurídico
  • Cenário Internacional
  • Direito Empresarial
  • Finanças em família
  • Finanças para Jovens
  • Fundos de Investimento
  • Investimentos Alternativos
  • Macroeconomia
  • Mercado de Crédito
  • Open Banking
  • Planejamento Financeiro
  • Política Nacional
  • Private equity e venture capital
  • Profissionais de Investimento
  • Renda Fixa
  • Tecnologia nos Investimentos
Contato
  • Política de Privacidade
  • Atendimento
  • Anuncie
  • Quem Somos
  • WhatsApp
  • Notícias SpaceMoney
© 2019-2021 SpaceMoney. Todos os Direitos Reservados.
A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: O portal www.spacemoney.com.br (o "Portal") é de propriedade da SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 32.726.929/0001-03), sociedade controlada, indiretamente, pela SPACEMONEY Participações S/A (CNPJ/MF nº 30.253.731/0001-00), sociedade holding que controla empresas com atividades de: corretora de seguros, banco digital (wallet), gestoras de recursos de terceiros e promotora de crédito. Apesar de as Sociedades SpaceMoney estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pelo portal SpaceMoney são totalmente independentes, e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por outras áreas técnicas do Grupo SpaceMoney, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna do portal SpaceMoney.
  • Política de Privacidade
  • Atendimento
  • Anuncie
  • Quem Somos
Baixe nosso app: