sexta, 26 de abril de 2024
Pandemia da Covid-19 está levando mais client

Pandemia acelerou a digitalização dos investimentos, diz co-CEO da Genial

17 agosto 2020 - 15h00Por Gustavo Magaldi

A pandemia da Covid-19 mergulhou a economia em incertezas, mas alguns dos seus reflexos na vida das pessoas —  como o aumento do trabalho remoto e do tempo online — estão levando mais clientes para as plataformas digitais de investimentos. Essa é a opinião de Claudio Pracownik, co-CEO da Genial Investimentos, plataforma de investimentos que havia dobrado o número de clientes em 2019 e vê potencial de repetir a marca se mantido o mesmo ritmo de  crescimento até o final do ano. “Apesar de tudo de ruim que a pandemia representa para a sociedade, ela acelerou o processo de digitalização. Isso trouxe um benefício para negócios de natureza digital como o nosso. Tivemos um volume muito bom de abertura de contas no primeiro semestre do ano”, diz Pracownik, à frente de uma operação com mais de 280 mil clientes e R$ 36 bilhões em ativos. No primeiro semestre de 2020, a plataforma da Genial registrou um aumento de novos CPFs cerca de 2,5 vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado. No pico da crise do mercado financeiro, em março, quando a bolsa brasileira registrou uma sequência de circuit breakers, a chegada de novos clientes à Genial batia recorde e a captação líquida dobrava na mesma base de comparação. Segundo o executivo, outro fator que tem impulsionado a base de clientes das plataformas digitais é a queda dos juros – no dia 5 de agosto o Comitê de Política Monetária (Copom) definiu a Selic em 2% ao ano, menor nível da história. Isso estaria induzindo os investidores a buscar maiores retornos em aplicações de renda variável, movimento que gerou, em julho, o recorde de 2,8 milhões de CPFs inscritos na B3, a bolsa de valores brasileira. O desafio das corretoras, agora, é “equipar” os investidores com as ferramentas necessárias para que tenham uma experiência duradoura fora da caderneta de poupança, diz o co-CEO da Genial. Na sua visão, é fundamental oferecer informação, conteúdo educativo, assessoramento e funcionalidades tecnológicas. “O aumento do acesso a materiais didáticos e educação financeira têm também transformado esse mercado, com o crescimento de investidores pessoa física que se tornaram traders e cuidam do próprio dinheiro. A Genial se tornou hoje a casa dos traders. Além de conteúdos, criamos ferramentas pensadas para dar suporte e segurança para esse nicho, como o Trader Cockpit, que permite unificar a gestão de risco em um só lugar”, explica Pracownik. O segmento cresceu mais de 5 vezes na plataforma esse ano. Quer saber qual é o melhor investimento para você? Converse com um assessor SpaceMoney

Experiências no open banking

No início de julho, a Genial anunciou parceria com a fintech Gorila para oferecer aos seus clientes uma ferramenta de consolidação e gerenciamento dos investimentos, que, entre outras funcionalidades, calcula a rentabilidade de cada ativo da carteira. A integração das duas plataformas é uma das primeiras parcerias em investimentos dentro do contexto do open banking, regulamentação em discussão pelo Banco Central que autoriza o compartilhamento de dados e serviços bancários entre instituições financeiras, com autorização dos clientes, por meio de infraestruturas tecnológicas. A expectativa é que isso acelere a digitalização dos investimentos, dinamize o mercado e permita o surgimento de novos serviços e produtos. “Agora nossos clientes podem enxergar toda sua vida financeira de maneira consolidada e tomar as melhores decisões para o seu dinheiro”, diz o co-CEO da Genial. “Estamos desenvolvendo essas novas funcionalidades para que nossos clientes não precisem sair do nosso ambiente.” Um dos passos da Genial nesse sentido será a criação de um banco digital, projeto em desenvolvimento desde o ano passado e que, segundo Pracownik, deve sair do papel até o fim de 2020. Isso permitirá à corretora oferecer serviços como pagamento de contas e cartões de débito e crédito, tornando-a uma plataforma full service.