quinta, 28 de março de 2024
Governo

Otimista com avanço da reforma da Previdência, ausência de Estados preocupa líder do governo no Senado

05 julho 2019 - 21h08Por Investing.com

por Caio Rinaldi

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), está otimista com a tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. “Vamos aprovar [a Previdência] na Câmara dos Deputados até o dia 17 de julho, em 2 turnos. A única coisa que está faltando, e este é um sentimento grande no Senado, é que não podemos deixar estados e municípios de fora”, afirmou, durante debate na Expert XP 2019, evento realizado pela XP Investimentos e com patrocínio do Investing.com.

Bezerra disse considerar o texto atual, em tramitação na Câmara, como “ideal”. “Agora que temos a reforma ideal, adequada, como podemos permitir que 27 estados e mais de 2 mil municípios com regimes próprios fiquem de fora? O sentimento no Senado é pela inclusão [de todos os entes]”, afirmou.

O avanço breve da Previdência, avalia Bezerra, é importante para prestar contas à sociedade. “O sentimento do Brasil é de pressa para que a Previdência seja votada na Câmara e no Senado. Quando chegar no Senado, queremos aprovar em 45, 50 dias, permitindo ao país apontar para um novo ciclo”, declarou o senador pernambucano.

Já pensando adiante, após a esperada aprovação da reforma previdenciária, o senador aponta para as perspectivas de “diminuição do estado brasileiro”. “Devemos avançar, sim, na reforma tributária, que já tem comissão especial na Câmara. O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem proposta de simplificação e unificação de impostos e acredito que, nos próximos 12 meses, é possível chegar a um consenso no Congresso, talvez chegando a um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA)”, pontuou.