quarta, 24 de abril de 2024
isentos renda fixa

Os 5 principais investimentos isentos de IR em Renda Fixa

11 setembro 2020 - 16h37Por Francis Wagner

No mundo dos investimentos, é bem comum visualizarmos aquela taxa descontada nos rendimentos. Infelizmente esse é o conhecido IMPOSTO DE RENDA.

Por outro lado, é importante dizer que nem todos produtos de investimentos possuem a incidência do imposto de renda, e que não é SOMENTE A POUPANÇA que tem esse benefício fiscal.

Nesse artigo, abordaremos os principais investimentos de Renda Fixa isentos de I.R, e como eles podem ser benéficos em sua escolha!

O que são investimentos isentos de I.R?

Os investimentos não tributáveis – e, portanto, isentos de Imposto de Renda (IR), são aqueles que não possuem cobrança de Imposto de Renda, como ocorre com a maioria das aplicações disponíveis para investidores no país. Esta isenção tende a reduzir os custos dos investimentos e possibilita um aumento na rentabilidade.

É importante ressaltar, no entanto, que a isenção de IR nos investimentos não é garantia de maiores ganhos. Um exemplo disso é a caderneta de poupança, uma das aplicações mais famosas entre os brasileiros, que também possui isenção de Imposto de Renda.

Apesar de não tributável, a poupança é reconhecidamente oferece rendimentos baixos, muitas vezes inferiores à inflação. Tenha em mente, portanto, que a isenção de IR pode ser uma vantagem na hora de investir, mas não garante, necessariamente, melhores rendimentos.

Quais são as vantagens de investimentos com esse benefício?

Esse tipo de ação tem o objetivo de estimular o aporte em determinadas áreas consideradas importantes para o desenvolvimento do país.

A principal vantagem na escolha desses produtos é a isenção do imposto, aumentando consideravelmente a rentabilidade do investimento.

Essa vantagem pode ser utilizada ainda mais nos títulos de curto prazo, em que a grande maioria dos outros produtos incidem até 22,5% de I.R apenas sobre o lucro, conforme a tabela regressiva nos investimentos de Renda Fixa:

  • Até 180 dias de investimento, 22,5%;
  • De 181 a 360 dias de investimento, 20%;
  • De 361 a 720 dias de investimento, 17,5%;
  • Acima de 720 dias, 15%.

Então reparamos que em investimentos com prazos de até 180 dias, ou até mesmo 360 dias, são descontados na fonte uma alíquota de 22,5% a 20% sobre a rentabilidade excedente.

Considerando esses prazos mais curtos, podemos comparar com investimentos isentos de I.R, e ver se realmente vale a pena escolher um produto isento ou não. Esse cálculo pode ser feito nas CALCULADORAS DO APP RENDA FIXA!

Quais são os investimentos isentos?

Como mencionado nos tópicos acima, a isenção de I.R se dá pelo fato de aumentar os recursos em áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento do país. Podemos ver que a maioria das aplicações serão no setor imobiliário, agronegócio e infraestrutura.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI é um dos títulos mais atrativos de renda fixa, por fomentar o setor imobiliário, recebeu o benefício de ser um dos investimentos isentos de I.R.

É um título emitido por um banco, e por conta disso recebe a proteção do Fundo Garantidor de Crédito em até 250 mil reais, dando mais segurança ao investidor.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Na LCA, que tem uma semelhança gigantesca com a LCI, a diferença está no setor a que se destina o capital; ao invés do imobiliário, como na LCI, esse produto financia o agronegócio.

Possui a mesma segurança da LCI, que é o FGC em 250 mil reais, portanto é considerado um investimento extremamente conservador.


Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)


O CRA tem uma semelhança com a LCA, pois utiliza-se também no ramo do agronegócio, porém tem algumas peculiaridades.

Diferente da LCA, emitida por bancos, o CRA securitizadoras emitem o CRA, que não recebe a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Como a principal segurança é a saúde da empresa na qual você está investindo, a exposição ao risco é maior, e por conta disso costumam ser mais rentáveis do que os títulos tradicionais de Renda Fixa.

De outra forma, é importante ficar de olho no rating do emissor, quanto maior o rating, menor o risco da instituição não honrar com seus pagamentos.

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

O CRI é extremamente semelhante ao CRA, pois ambos são emitidos por securitizadoras e não recebem a proteção do FGC.

Utilizado para o setor imobiliário, ele também recebe a isenção de I.R por parte do governo.

Tanto o CRI como o CRA, são investimentos mais de longo prazo, portanto com uma liquidez baixa. É preciso verificar sempre o seu perfil de investidor e se o produto está alinhado com seus objetivos e necessidades.


Debêntures Incentivadas

As debêntures também recebem esse benefício fiscal, porém somente as INCENTIVADAS.

Esse incentivo se deu em meados de 2010 com o intuito de financiar os projetos de investimentos em infraestrutura. Estes são considerados prioritários para o governo federal.

Podemos considerar os projetos nas áreas de transporte e logística, mobilidade urbana, minas e energia, aviação, telecomunicações, gás natural, saneamento básico, entre outras, como projetos de infraestrutura, portanto, possuem isenção fiscal. As debêntures incentivadas são uma excelente alternativa de longo prazo para quem quer diversificar a carteira de investimentos e obter um fluxo de rendimento periódico sem pagamento de imposto de renda.

As debêntures não recebem proteção do FGC, então é preciso analisar bem o título e o rating do emissor (risco de crédito). Além disso, também são títulos para prazos maiores, acima de 12 meses.Esses são os 5 principais investimentos isentos de Imposto de Renda em Renda Fixa.

Não é por ser de renda fixa que o título recebe proteção do FGC, nesse caso, analise os títulos e veja se é adequado aos seus objetivos e perfil de investidor.

Lembre-se que não é pelo fato de ter isenção de I.R que esses títulos serão mais rentáveis do que títulos que tenham a incidência desse imposto, se atente as taxas e bons investimentos!

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje