sexta, 26 de abril de 2024
Oi

Oi: Proposta conjunta das telefônicas é positiva para todos, diz Moody's

22 julho 2020 - 19h31Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (21), a Moody's, agência de classificação de crédito, divulgou comentário sobre a possível compra conjunta da Oi. Ela seria realizada pela Claro, TIM e Telefônica (Vivo). Para a agência, a compra seria saudável para o mercado — tanto para as compradoras, quanto para os consumidores.

A Moody's comenta que a proposta apresentada ajudaria a reequilibrar o setor; a distribuição da banda larga, por exemplo, não seria concentrada na mão de uma operadora. Ela também pontua que as três empresas podem participar da compra sem riscos significativos para suas métricas de crédito. 

Quer saber mais sobre ações? Fale com um especialista SpaceMoney

Um outro ponto mencionado foi a usual agressividade das ofertas da Oi. Segundo a agência, a retirada da empresa do mercado "deixaria o ambiente do Brasil mais racional e lucrativo". Por um lado, para o consumidor isso pode significar encarecimento dos serviços. Mas, indo além, uma maior lucratividade das operadoras permitiria que elas investissem em melhores infraestruturas e em qualidade do serviço, por exemplo. 

A Moody's recorda que o acordo deixaria apenas três empresas competindo no leilão 5G — resultando, ou seja, em mais capacidade para cada uma delas. O leilão deve acontecer em dezembro deste ano.

Por fim, o comentário da agência ainda diz que uma das motivações da proposta é que, se feita coletivamente, tem mais chances de ser aprovada. Isso ocorre porque se alguma das operadoras quisesse, sozinha, comprar a Oi, o resultado seria um monopólio no setor.

Além disso, muitos ainda acreditam que, mesmo sendo conjunta, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não aprovarão a compra.

Leia mais:

https://spacemoney.com.br/quem-vai-ficar-com-a-oi-veja-apostas-de-analistas/
https://spacemoney.com.br/ibovespa-fecha-pregao-com-leve-queda-dolar-cai-forte-cotado-a-r-511/