quinta, 09 de dezembro de 2021
Investimentos peer to peer

O que são investimentos peer to peer?

23 setembro 2020 - 16h56Por Redação SpaceMoney

Reguladas pelo Banco Central em 2018, as operações de peer to peer lending vêm ganhando cada vez mais força com a popularização das fintechs que as realizam. Além de serem uma opção de crédito para empreendedores, esses investimentos são uma oportunidade para diversificação da carteira. 

Isso porque as aplicações peer to peer funcionam assim: empresas que querem tomar crédito se registram em plataformas especializadas, que fazem a ponte entre elas e os investidores. Assim, os empresários podem fazer empréstimos com menores juros que os bancários, e quem aplica tem retornos interessantes.

Por exemplo: até 28 de setembro, a SpaceMoney está captando, pela IOUU, até R$ 200 mil. Quem investir, vai ter retorno bruto da aplicação é de 2,06% ao mês e 27,72% ao ano -- mais do que o recebido com outras possibilidades de renda fixa, como CDB e debêntures. O prazo de vencimento é de 24 meses, mas o investidor também pode fazer resgates a cada mês. 

Com o montante captado, a SpaceMoney pretende desenvolver ainda mais seu plano de negócios. Depois de consolidar o portal com conteúdo de planejamento financeiro, seguros, crédito e investimentos e lançar o SpaceBank, o próximo passo é a formação de um marketplace financeiro.

Para os investidores, a captação significa uma oportunidade de participar do crescimento da empresa em meio às transformações do sistema financeiro no país. Além disso, os investimentos peer to peer são uma maneira de diversificar a carteira em meio às mínimas históricas das taxas de juros. 

Análise de crédito

Assim como outros investimentos que se baseiam na emissão de dívidas, ao investir via peer to peer lending exige atenção à análise de crédito do tomador. Isso significa avaliar sua capacidade de pagamento, o que envolve diversos fatores, para entender os riscos atrelados ao investimento. 

Na IOUU, por exemplo, a segurança para o investidor é garantida por técnicas inovadoras de análise preditiva e de crédito, para que o risco de inadimplência seja mitigado. Além disso, as operações são sinalizadas por notas de risco financeiro e a plataforma tem um processo de cobrança transparente com tomadores.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content