quinta, 28 de março de 2024
China

O que realmente acontece com a economia da China?

16 abril 2019 - 16h01Por Leonardo Ghianda

Essa é uma  pergunta de US$ 13 trilhões que o governo do Partido Comunista da China e do Presidente Xi Jinping não revelam.

As coisas estão bem e no caminho certo se olharmos nos relatórios oficiais.

Os últimos números do PIB do quarto trimestre e do ano de 2018.

A desaceleração controlada e modesta do crescimento econômico que Pequim prometeu entregar: crescimento anual de 6,6% na segunda maior economia do mundo.

Mesmo quando as manchetes anunciavam uma baixa de 28 anos na taxa de crescimento da China, isso era exatamente o que a liderança do partido havia prometido, sabendo que as taxas de crescimento de dois dígitos postadas no início deste século nunca voltariam.

O problema é que quase ninguém confia nos dados econômicos oficiais chineses, especialmente os dados do PIB. Isso porque o crescimento econômico e as estatísticas para sustentá-lo são mais um alvo político na China do que verdadeiro estado da economia, e durante anos, as autoridades chinesas em todos os níveis do governo prepararam estatísticas para atender a esses objetivos políticos.

“Sempre que há um problema, os dados chineses, e há uma clara desaceleração econômica nos últimos nove meses, mas nada que a China publica nesse cenário pode ser confiável. ”

Por exemplo, Scissors observa que os dados chineses sobre a economia não se somam: oficialmente, as vendas de equipamentos de telecomunicações subiram, exceto quando não aumentaram.

Outros indicadores de como a economia real está desempenhando, como o consumo de eletricidade ou a quantidade de frete embarcado por trem, não parecem corresponder aos números reais do PIB em qualquer ano.

Além disso, ao contrário das estatísticas do PIB em outras economias, os números oficiais chineses mostram, de maneira suspeita, quase nenhuma variação de trimestre para trimestre.

Tomar conhecimento do que realmente está acontecendo com a segunda maior economia do mundo é extremamente importante para empresas multinacionais, como as montadoras ou a Apple, que precisam tomar decisões de investimento com base nas expectativas de demanda do enorme mercado interno da China.

E entender corretamente o quão resiliente a economia chinesa é importante para os formuladores de políticas em todo o mundo; uma súbita desaceleração poderia acelerar o agravamento político interno de Xi e do Partido Comunista, que dependeu de um crescimento superalimentado para manter sua população inativa.

A opinião consensual entre os economistas é de que o crescimento econômico da China desacelerou no ano passado e, especialmente, no final do ano, à medida que a guerra comercial com os Estados Unidos se intensificou.

"Se as autoridades continuarem nos dizendo que a desaceleração merece preocupação, que elas também continuem dizendo que novas medidas de estímulo estão chegando", disse George Magnus, especialista na economia chinesa no Centro da China da Universidade de Oxford, "acho que podemos assumir com confiança que tudo não está bem”.

"A desaceleração está chegando na frente de consumo, principalmente - há um colapso maciço da demanda por bens duráveis, especialmente automóveis", disse Alicia García-Herrero, a economista chefe da Ásia-Pacífico do banco francês Natixis. "Qualquer coisa que requer um investimento a longo prazo, é aí que você vê um colapso."

As razões para a desaceleração da taxa de crescimento da China são muitas.

A economia global está perdendo força, reduzindo a demanda por produtos manufaturados chineses, e isso preocupa...