O que são e o que fazem as corretoras de valores?
As corretoras de valores, ou de investimentos, são instituições que atuam como intermediárias entre investidores e produtos disponíveis para aplicação no mercado. Geralmente, a corretora disponibiliza um grupo de pessoas especializadas para ajudar o investidor. A corretora não é um como um banco, que emite créditos e proporciona financiamentos. Ela é totalmente voltada para investimentos do mercado financeiro e permite que você faça suas aplicações online. Muitos investidores pensam que a corretora vai ficar com o seu dinheiro, mas não é bem assim. Vamos pensar nessa instituição como uma loja. Nessa loja você vai encontrar inúmeras opções de ativos. Os produtos que ela oferece, geralmente, atendem a diferentes tipos de investidor: conservadores, moderados e arrojados.Como as corretoras lucram?
O principal lucro dessas instituições vem de taxas que elas podem cobrar:- taxa de administração: geralmente está vinculada ao fundo que você escolhe para aplicar. As corretoras geralmente fazem contratos com a entidade emissora do título e captam uma parte da taxa da administração para si. Então, um fundo que cobra 2,00% de taxa de administração não captará a porcentagem completa. Parte vai para a corretora.
- taxa de custódia: é gerada mensalmente pelas corretoras e é determinada pela bolsa de valores. Uma vez que a gestora que “guarda” os títulos públicos e ações da B3 ela deve pagar essa taxa que hoje equivalente a 0,3% do montante da aplicação. A corretora de valores, portanto, recebe essa taxa e repassa à Bolsa mas retém uma parte da mesma como um “pagamento”.
- taxa de corretagem: é cobrada em operações de ações na bolsa de valores. Ela é aplicada cada vez que você compra ou vende um papel, por exemplo. O valor da taxa de corretagem varia para cada corretora ou banco.
Posso confiar nas corretoras?
Para atuarem como intermediadoras, as corretoras recebem uma autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) . Além disso, algumas corretoras possuem selos de certificação, como o Cetip, o Retail Broker e o Execution Broker, todos da B3. Esses títulos garantem a qualidade do serviço e certificam que todas as aplicações que você fizer estarão no seu CPF.Quais investimentos precisam de conta em corretora de valores?
Se você quer investir em CDBs ou LCIs, por exemplo, você não precisa de uma corretora, pois quem emite esses tipos de títulos são bancos. Você pode abrir uma conta diretamente nesse banco emissor e aplicar seu dinheiro. É importante lembrar que se você quiser investir diretamente em mais de um título bancário você vai precisar abrir várias contas em bancos, que geralmente cobram uma taxa de administração de conta. Como você já viu, há corretoras que não cobram esse tipo de taxa.