Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
Mercado fracionário

O que é o mercado fracionário?

19 junho 2020 - 14h06Por Redação SpaceMoney

Se você pensou em "fração" ao ler o título dessa matéria, pensou certo. O mercado fracionário permite que investidores comprem um pedacinho do lote de ações, aplicando pouco dinheiro. Ou seja, não precisam adquirir um pacote com 100 ações, como acontece no mercado integral. 

A vantagem é óbvia: no mercado fracionário, é possível entrar com pouco capital. Daí, pode-se tirar também uma desvantagem, a menor liquidez desse mercado. Com menores aportes mínimos, há menos dinheiro circulando, com menor número de ofertas e compras. 

Como investir no mercado fracionário?

Assim como para outras operações envolvendo a bolsa de valores, é necessário ter uma conta em corretora. A diferença é que, na hora de comprar, é necessário procurar pelo ticker, ou seja, o código do ativo, que termine com a letra "F". Por exemplo: para comprar 5 ações da Petrobras, por exemplo, procure por "PETR4F".

Quer investir com assessoria personalizada? Fale com um especialista da SpaceMoney

Outro ponto a se prestar atenção é o custo de corretagem. Ao comprar menos apenas alguns papéis de uma empresa, pode ser que as taxas pagas pela operação seja caras em relação ao preço do que foi adquirido. 

Vale a pena investir no mercado fracionário?

Conhecer o mercado fracionário dá a possibilidade de diversificar a carteira mesmo com aportes pequenos. Desta forma, você também pode comprar com maior frequência: com o que sobra no final do mês, é possível fazer investimentos constantes. 

Além disso, se você está começando na bolsa de valores, começar no fracionário pode ser uma boa maneira de fazer testes sem arriscar muito dinheiro. 

No entanto, no mercado fracionário, é preciso ficar de olho no maior spread entre compra e venda: como o número de operações realizadas é menor, é um pouco mais difícil conseguir adquirir e se livrar de ações pelo preço desejado. 

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: