quinta, 18 de abril de 2024
Duration

O que é duration?

04 agosto 2020 - 17h15Por Redação SpaceMoney

Parece duração, né? Duração que lembra tempo... Mas, calma lá, duration não é sinônimo do tempo que o dinheiro tem que ficar aplicado para garantir a rentabilidade prometida: isso é o vencimento. Apesar de ter a ver com períodos dos investimentos, a duration é algo diferente. 

A duration é o tempo médio em que você vai recuperar o valor investido ao adquirir um título pré-fixado 一 como os disponíveis no Tesouro Direto. Ou seja, quanto maior for esse valor, mais tempo você vai levar para recuperar o montante despendido naquele investimento. 

Nesse sentido, é preciso atenção para a diferença entre juros pré-fixados e pós-fixados. Nessa modalidade, são pagos cupons periódicos, com pagamento de juros na forma parcelada. Apesar de, à primeira vista, parecer que não há variação na taxa, os juros correntes influenciam, sim, em títulos pré-fixados. 

Quer tomar as melhores decisões de investimento? Fale com um especialista SpaceMoney

Por isso, quanto maior o prazo do título, mais tempo ele fica exposto às variações do mercado de juros. Assim, entender duration é fundamental para uma boa gestão de riscos. Com esse conceito, é possível maximizar rentabilidade sem alterar de forma significativa os riscos tomados. 

Como calcular a duration?

Fatores como valor da taxa de juros pré-fixada e a frequência de pagamento dos cupons influenciam na duration. O prazo de investimento também entra na conta. Elaborada pelo economista Frederick Macaulay, a fórmula da duration relaciona essas variáveis. 

Como sabemos que matemática e "economês" não são a praia de todo mundo, você pode descobrir a duration dos títulos nos quais você investe usando esta calculadora de renda fixa, elaborada pela B3. 

Apesar de nada impedir que outros títulos de renda fixa tenham sua duration calculada, o valor para pós-fixados sempre será zero, assim como para aqueles que não preveem pagamento de cupons. Se você deseja saber o valor para toda a sua carteira, basta calcular a média ponderada das durations de todos os ativos.