sexta, 26 de abril de 2024
CRE

O que é CRE?

20 julho 2020 - 13h04Por Redação SpaceMoney

Não, não é CRI nem CRA, apesar de ser parecido com os títulos de crédito dos mercado imobiliário e do agronegócio. O CRE é, na verdade, um novo tipo de investimento. Em maio, o Senado brasileiro aprovou o projeto de lei que o Certificado de Recebíveis da Educação.

Ainda falta a Câmara dos Deputados discutir o assunto. Mas, o mercado já está de olho no produto.

Esse produto desponta em meio à pandemia. Isso porque é uma forma de socorrer as instituições de ensino, do infantil ao superior, que sofrem com a alta inadimplência. Por exemplo, em abril, ela ficou em 26,3%, segundo o Sindicato das Instituições de Ensino Superior Privado.

Quer ficar por dentro de todas as opções de investimentos? Fale com um especialista SpaceMoney

Assim, ao invés do lastro ser em ativos como imóveis, como acontece no CRI, o CRE está ligado às matrículas e às mensalidades. Assim, uma empresa de securitização emite o título, levando em consideração o que as instituições de ensino têm para receber.

Como vai funcionar?

Atualmente, a expectativa é de que CREs sejam emitidos já no segundo semestre. Como ainda é um produto a ser lançado, não se sabe os valores mínimos de aplicação nem o rendimento.

Entretanto, considerando a proximidade com CRIs e CRAs, pode ser que esse título tenha rentabilidade de até 120% do CDI.

Em segundo lugar, os riscos, ficam por conta da instituição de ensino que os emite. Por isso, é recomendado avaliar as finanças da empresa. Bem como seu risco de crédito, para entender a capacidade de pagamento do título.

Nos CRIs e CRAs, safras e imóveis são oferecidos, porém o texto aprovado no Senado para os CREs ainda não definiu as garantias para o investidor.

Assim como seus “primos” dos recebíveis, o Certificado de Recebíveis da Educação não será protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Os certificados de recebíveis costumam ter vencimento longo, ideais para objetivos com maior prazo. No caso dos CREs, o prazo é o ano letivo, 12 meses, mas haverá possibilidade de renovação. A tributação também deve seguir as dos fundos recebíveis. Ou seja, CREs serão isentos no Imposto de Renda.

Este artigo foi produzido pela SpaceMoney e apareceu primeiro no App Renda Fixa

Tags: escolas