quinta, 28 de março de 2024
multiplan

Multiplan: BTG vê como favorita entre shoppings para a reabertura

24 agosto 2020 - 14h49Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - O BTG Pactual (SA:BPAC11) divulgou nesta segunda-feira relatório avaliando o setor de shoppings center no Brasil no momento de reabertura gradual da economia, voltando a destacar que a Multiplan (SA:MULT3) segue sendo a preferida do banco.

Os analistas destacam que a companhia deve ainda passar por dificuldades no curto prazo, com a vacância e inadimplência aumentando no terceiro trimestre. Na visão dos analistas, as ações estão atraentes em praticamente qualquer métrica de avaliação (múltiplos, DCF, IRR implícita). Para eles, o ativo é negociado em 17x P / FFO 2021E.

O documento destaca que a semana passada trouxe mais notícias positivas sobre a reabertura de shoppings, destacando que 576 shoppings abertos no Brasil, ou seja, apenas um ainda está fechado (em Franca, São Paulo). Com este problema agora resolvido (embora mais fechamentos não estejam fora da mesa, dependendo da evolução da Covid-19), o foco muda da reabertura dos shoppings para o seu horário de funcionamento, que é claramente o principal impulsionador das vendas.

A equipe do banco aponta que, na semana passada, várias cidades do Rio Grande do Sul e do interior de São Paulo (re) suspenderam as restrições. No entanto, o mais importante foi que, na sexta-feira, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, estendeu o horário de funcionamento dos shoppings. Para eles, isso é muito positivo, já que as vendas dos shoppings são obviamente altamente correlacionadas com o tempo de abertura. No Rio (segunda cidade para as operadoras), os shoppings já funcionam em horário integral (10h às 22h).

Análises dos resultados

Os analistas avaliam que o resultado para as empresas listadas era inevitável: 99,7% do NOI aberto. BR Malls (SA:BRML3), Multiplan e Iguatemi (SA:IGTA3) estão com 100% de seus shoppings abertos, e o único shopping que permanece fechado pertence à Aliansce (SA:ALSO3) Sonae (“Franca Shopping” em Franca, São Paulo), que representa apenas 1,4% do seu NOI.

Com os shoppings que podendo permanecer abertos por mais tempo, o desempenho tem sido muito melhor (jornadas de trabalho mais longas são o principal impulsionador da recuperação do tráfego de pedestres e das vendas). O BTG avalia que a semana passada definitivamente trouxe notícias positivas para o setor, e espera que as vendas continuem se recuperando nos próximos meses, mas o terceiro trimestre provavelmente permanecerá fraco.

Por volta das 14h40, as ações da Multiplan avançavam 0,09% a R$ 22,17, abaixo da alta do Ibovespa hoje. O principal índice acionário brasileiro tinha ganhos de 0,43% a 101.962 pontos.