Índices amplos
Essa categoria reúne índices compostos por um grande número de ações, por isso refletem o mercado brasileiro de maneira abrangente. É claro que o Ibovespa faz parte dessa classe, assim como o Índice brasil, o Mid-Large Cap, o Small Cap e índice de Dividendos (veja gráfico abaixo com o desempenho acumulado em 2020). O Índice Brasil (IBrX) corresponde aos 100 papéis mais líquidos da B3 e cada um tem um peso diferente dentro do índice. Já o Mid-Large Cap, com sigla MLCX, é o termômetro das empresas com maior valor de mercado e capitalização.
Índices setoriais
Os índice setoriais medem segmentos específicos do mercado. Por exemplo: o ICON, de consumo, mensura o desempenho das ações do setor de consumo. Já o IMOB, imobiliário, se concentra nos ativos atrelados ao setor imobiliário, como construção civil e exploração de imóveis. O IFNC é outro índice conhecido entre os setoriais, e afere o comportamento de papéis de empresas do setor financeiro, como bancos e seguradoras.
Outros índices
Com a moda dos fundos imobiliários, o índice que acompanha o segmento também ficou famoso: o IFIX indica o valor médio das cotas negociadas na B3. O BDRX, por sua vez, se atém às BDRs (Brazilian Deposit Receipts), ou seja, papéis de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira.