sexta, 26 de abril de 2024

MRV lidera ganhos do Ibovespa com salto de 41% nas vendas do 3º trimestre do ano

09 outubro 2020 - 12h17Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - As ações da construtora MRV (SA:MRVE3) lideram os ganhos no Ibovespa na manhã desta sexta-feira na B3, depois de anunciar na véspera que suas vendas líquidas somaram o recorde de R$ 1,97 bilhão no terceiro trimestre, alta de 41% ante mesma etapa de 2019, reforçando a forte expansão do mercado imobiliário do país, na esteira da queda do juro básico para mínimas recordes.

Desta forma, por volta das 11h55, os papéis somavam 6,42% a R$ 17,89. Já o desempenho do Ibovespa era negativo, com queda de 0,35% 97.580 pontos.

A companhia anunciou também que seus lançamentos de julho a setembro totalizaram 1,87 bilhão de reais, um incremento de 15% ano a ano. A MRV afirmou que o movimento também refletiu a gradual retomada do funcionamento de prefeituras e cartórios, após períodos de interrupção devido às medidas de isolamento social para conter a pandemia da Covid-19. Em relação ao segundo trimestre, os lançamentos da MRV dispararam 95%.

A MRV, que afirma ser a maior construtora do país, também afirmou que sua geração de caixa no trimestre somou 307 milhões de reais, ante 214 milhões no trimestre anterior e um saldo negativo de 198 milhões de reais um ano antes.

A velocidade de vendas (indicador calculado pela relação entre a quantidade de unidades vendidas no trimestre e o total de unidades no estoque mais os lançamentos do período) chegou a 21,2%, o patamar mais alto desde o começo de 2014.

Assim como as demais construtoras, as vendas da MRV foram impulsionadas pela queda nas taxas de juros do financiamento, barateando as parcelas e aumentando o poder de compra das famílias.

A MRV explicou que há uma crescente regularização do funcionamento de prefeituras e cartórios em todo o País, o que significa a retomada dos processos de licenciamento e registros necessários para os lançamentos de novos projetos.

Visão dos analistas

A XP Investimentos avalia como positiva a performance operacional da MRV. O crescimento sólido no volume de lançamentos, performance de vendas e geração de caixa da construtora reforça a resiliência do segmento de residência de baixa renda, apesar da crise da pandemia de coronavírus.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje