sexta, 19 de abril de 2024
Linx Totvs

Minoritários da Linx pedem à CVM que oferta da Totvs seja analisada em assembleia

14 outubro 2020 - 09h38Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - A disputa da Totvs (SA:TOTS3) e Stone (NASDAQ:STNE) pela aquisição da Linx (SA:LINX3) ganhou um novo capítulo na terça-feira. Acionistas da empresa que é alvo da concorrência pediram à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que a proposta realizada pela Totvs seja analisada na mesma assembleia que deliberará a respeito da oferta da Stone, marcada para o dia 17 de novembro. De acordo com a Coluna do Broadcast, do Estadão, a demanda que já não é nova, foi formalizada somente agora.

Sem jogar a toalha, na semana passada, a Totvs realizou ajustes em sua proposta e prolongou sua validade para o dia da assembleia. A companhia também criticou à administração da Linx, incluindo o conselho e, especialmente, os conselheiros independentes. Foi questionada a imparcialidade na análise das propostas.

De acordo com a publicação, em termos de valores, os minoritários consideram que ambas as ofertas são muito próximas, uma vez que variam entre R$ 6,1 bilhões e R$ 6,2 bilhões, levando em consideração os valores dos papéis das empresas envolvidas, já que as duas propostas preveem troca de ações.

Assembleia

O conselho de administração da produtora de software Linx aprovou no começo do mês o protocolo para ser incorporada pela companhia de meios de pagamentos Stone e marcou para 17 de novembro assembleia de acionistas para aprovação do negócio anunciado em agosto.

O colegiado da empresa voltada à produção de software para o varejo também aprovou manifestações favoráveis a dispensas de realização de OPA e para que a Stone tenha que listar suas ações no Novo Mercado, caso o acordo com a Linx seja bem-sucedido.

Além disso, o conselho de administração também aprovou que vai se posicionar favoravelmente a que a companhia continue tratativas com a rival Totvs caso a assembleia de acionistas rejeite o acordo com a Stone em novembro.

Em setembro, a Linx afirmou que conselheiros independentes decidiram não assinar protocolo de incorporação apresentado pela Totvs. Na ocasião, a Totvs afirmou que os conselheiros da Linx têm demonstrado somente disposição para retardar, ou mesmo impedir, a apreciação da proposta da Totvs pela assembleia de acionistas da Linx, como forma de forçar esses acionistas a deliberar sobre uma única proposta, a da Stone.

A Stone anunciou sua proposta em dinheiro e ações pela Linx em agosto, avaliando a produtora de programas para varejo em 6,4 bilhões de reais. A disputa pela empresa ocorre em meio a uma revolução em andamento no mercado brasileiro de pagamentos liderado pelo Banco Central e impulsionado pelos impactos da pandemia de coronavírus, que tem migrado vendas do varejo físico para o online.