sábado, 20 de abril de 2024
Klabin BNDES

Controladores da Klabin e BNDES avançam em negociações sobre royalties, diz jornal

06 outubro 2020 - 15h46Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Os acionistas controladores da Klabin (SA:KLBN11) e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão avançando nas negociações da proposta que vai acabar com o pagamento de royalties por uso da marca pela companhia. De acordo com a edição do Valor desta terça-feira, um novo encontro deve acontecer até amanhã.

A publicação explica que isso representa a possibilidade de um ajuste nos termos da operação, caso as partes cheguem a um acordo. O papel do BNDES é quase decisivo na assembleia de acionistas; a congregação vai deliberar sobre a incorporação da Sociedade Geral de Marcas (Sogemar), em 30 de outubro.

O braço de participações do banco de fomento tem um papel decisivo na questão. Isso porque os acionistas detentores de 45% do capital total da Klabin não participarão da AGE, para evitar conflito de interesses. Assim, a BNDESPar representará, sozinha, 14% dos votantes.

A publicação lembra que um grupo de minoritários está esperando a posição do BNDES para seguir o voto. Assim, espera-se que a posição seja conhecida antes da assembleia.

Em julho, o conselho da companhia aprovou acordo que prevê a incorporação da Sogemar pela companhia por 367 milhões de reais; o negócio colocará fim aos royalties pagos pela empresa à família controladora da Klabin. A Sogemar pertence a membros da família Klabin e detém a marca Klabin e derivadas.

No entanto, a BNDESPar se manifestou contrariamente à proposta questionando preço e certos temas de governança corporativa. Outros minoritários adotaram posição similar à do banco.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje