quinta, 25 de abril de 2024
JBS BNDES

JBS opera em alta; BNDES pede instauração de ação contra executivos

24 setembro 2020 - 12h19Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Com a notícia de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está pedindo a outros acionistas da JBS (SA:JBSS3) que apoiem a instauração uma ação de responsabilidade contra executivos e acionistas controladores do frigorífico por perdas que eles potencialmente causaram à empresa, as ações do frigorífico operam com alta na bolsa paulista, abaixo dos ganhos do Ibovespa hoje.

Por volta das 12h20, os papéis subiam 0,69% a R$ 21,77. O Ibovespa avançava 1,35% a 97.022 pontos.

O BNDES, que detém 21,32% do capital do frigorífico, pediu em 21 de setembro à companhia que convoque uma assembleia de acionistas para discutir o assunto. O banco afirmou em carta enviada à JBS que pretende discutir na assembleia acordos de delação e leniência firmados pelo acionista controlador da J&F Investimentos em 2017, nos quais os seus fundadores Joesley e Wesley Batista admitiram pagamento de vantagens ilegais a agentes públicos, lavagem de dinheiro por meio da emissão de notas fiscais frias e doações ilegais a campanhas eleitorais utilizando-se recursos da companhia.

A instituição disse que o acordo judicial revelou irregularidades que causaram prejuízos à JBS. Em 6 de setembro, a JBS informou em fato relevante que fazia parte do acordo de leniência firmado pela J&F.

Agora, o BNDES disse que planeja discutir com os acionistas da JBS uma possível ação legal para que os executivos e acionistas controladores do frigorífico assumam a responsabilidade pelos prejuízos.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje