quinta, 25 de abril de 2024
IRB Brasil

IRB Brasil sobe após extinção de ação civil e divulgação do balanço de agosto

21 outubro 2020 - 11h49Por Investing.com

Por Leandro Manzoni, da Investing.com - As ações do IRB Brasil (SA:IRBR3) operam com alta na manhã desta quarta-feira na B3, acima dos ganhos do Ibovespa hoje. A resseguradora informou hoje que juíza da 2ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo extinguiu, sem resolução de mérito, a ação civil pública ajuizada pelo Instituto Ibero-Americano contra a companhia.

Além disso, a companhia reportou ontem resultado financeiro de agosto, quando registrou prejuízo líquido de 65,4 milhões de reais. Excluindo o impacto de negócios descontinuados, teria tido lucro de 73,8 milhões de reais.

Por volta das 11h45, os papéis subiam 1,55% a R$ 7,21. O Ibovespa tinha alta de 0,46% a 101.002 pontos.

Extinção de ação civil

A ação envolvia eventual necessidade da resseguradora apresentar garantia de 1 bilhão de reais para ressarcir acionistas devido às fortes perdas das ações da companhia neste ano.

"A referida decisão encerra a discussão judicial travada no âmbito da ACP acerca da necessidade de a companhia oferecer garantia no valor de 1 bilhão de reais", afirmou em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Balanço

Segundo a companhia, os prêmios emitidos atingiram 697,6 milhões de reais, mesmo nível de agosto de 2019. No exterior, o alta foi de 11,7%, enquanto no Brasil houve queda de 9,4%.

A despesa de sinistro no mês foi de 593,8 milhões de reais. O índice de sinistralidade, que mede quanto as despesas com pagamento de indenizações representou da receita, atingiu 89,6%, após ter atingido 108% no primeiro semestre. Excluídos sinistros de negócios descontinuados, o índice de agosto ficou em 56%.

Ainda de acordo com o IRB, seu resultado de subscrição foi negativo em 99,3 milhões de reais, refletindo a sinistralidade dos negócios descontinuados no valor de 263,1 milhões de reais.

No mês passado, o IRB havia reportado prejuízo líquido de 62,4 milhões de reais para julho, reduzindo o prejuízo de 292,6 milhões de reais um mês antes.

Visão dos analistas sobre balanço

A Planner Corretora vê o resultado como positivo, alegando que a administração da IRB Brasil já havia sinalizado, em teleconferência de resultados do 2T20, prejuízo nos meses de julho e agosto.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje