quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa tem dia de perda

Ibovespa tem dia de grande perda e dólar recupera

13 novembro 2019 - 19h19Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quarta-feira (13)com queda de 0,66% com apenas 106.048,54 pontos. Em uma semana, o marcador perdeu três mil pontos. Um dos principais fatores que influenciou a mudança para o vermelho foi a guerra comercial entre Estados Unidos e China que pode estar longe de chegar a um acordo. Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, deu declarações agressivas à China e reduziu a expectativa do mercado sobre a extinção de tarifas sobre a potência asiática. Além disso, o Dow Jones afirmou que a China não concordou em comprar US$ 50 bilhões de produtos agrícolas dos norte-americanos, como afirmou o Trump.

Dólar

Em contrapartida, o dólar comercial terminou o dia com alta de 0,48%, cotado a R$ 4,18. Veja os fatos que os principais acontecimentos do dia:

Guerra comercial

O discurso de ontem (12) do presidente americano Donald Trump foi marcado por ataques ao Fed, China e ex governantes. O tema mais esperado, de prorrogação do prazo para se cobrar uma tarifa sobre automóveis e peças automobilísticas vindos da União Europeia, não foi mencionado.

Discurso de Jerome Powell

Hoje, às 13h (horário de Brasília), o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell discursou e declarou que vê uma "expansão sustentada" à frente na economia norte-americana e deixou de lado preocupações acerca de uma desaceleração. No geral, Powell tranquilizou os investidores dizendo que, mesmo com a desaceleração do crescimento global e com a guerra comercial, o "cenário-base permanece favorável".

Impeachment de Donald Trump

Hoje (13) também ocorreu a primeira audiência para instauração do processo de impeachment de Donald Trump, na Câmara dos Representantes. A segunda reunião deve acontecer na sexta-feira (15).

Protestos no Chile e política da Bolívia

Segundo analistas do mercado, a instabilidade da América Latina afasta investidores, principalmente do mercado brasileiro. Os protestos do Chile contra o presidente Sebastián Piñera, a nomeação controversa de uma senadora de oposição, na Bolívia, e a volta de um partido de esquerda, na Argentina, são alguns dos fatores que fazem a Ibovespa operar em baixa.

Presidente e PSL

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (12) sua saída do PSL e a criação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil. A expectativa é de que 27 dos 53 deputados do PSL migrem para a nova sigla, que só poderá ser criada após reunir 500 mil assinaturas.. A entrega da reforma administrativa foi novamente adiada. Agora, deve acontecer na semana que vem.