sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa tem alta com cenário interno e externo favorável; dólar tem queda

06 dezembro 2019 - 11h29Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, opera em alta de 0,27%, com 110.922 pontos, às 10h23, após atingir nova máxima recorde intraday ontem (05) aos 111.072,80 pontos. O marcador foi influenciado pelo otimismo interno em relação à possível recuperação econômica do Brasil e aos dados de PIB, produção industrial e inflação, divulgados nesta semana. Por fim, os avanços nos acordos entre EUA e China estão começando a terem formas mais definidas, o que animou os mercados no exterior.

Dólar

Na direção oposta, o dólar comercial opera em baixa de 0,13%, cotado a R$ 4,183, no mesmo horário. Confira as principais notícias do mercado hoje:

Negociações entre EUA e China

Os índices futuro dos EUA operam em alta depois do anúncio do governo chinês de renunciar à tarifa de importação de 25%, instauradas em meados de 2018, sobre suínos e a soja vindos dos Estados Unidos. Além disso, no início desta sexta-feira, o governo chinês afirmou ter investido US$ 42,6 bilhões no sistema bancário americano, segundo a Dow Jones. Essa ação vem com o intuito de aumentar a tomada de crédito no país e acelerar a economia.

OPEP

A OPEP sediará entre hoje e amanhã sua reunião periódica, gerando grandes expectativas no mercado se o acordo atual de cortes de produção será ampliado tanto em termos de prazo (atualmente Março de 2020) como tamanho dos cortes (atualmente 1,2 milhão de barris por dia). Qualquer sinalização nessa direção seria positiva para os preços da commodity.

Inflação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), que teve uma alta de 0,51% para o mês de novembro. No acumulado de 12 meses, o indicador teve alta de 3,27%. Os números vêm acima do esperado pelos economistas, que estipularam um aumento de 0,46% para novembro e de 3,23% para o acumulado de 12 meses. Esse aumento pode ser explicado pela elevação no preço da energia elétrica, carne e combustíveis.

Privatizações

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, disse ontem (05) que as privatizações dos Correios, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) serão prioridade do governo. Apesar de constar na fala do presidente, a privatização da Eletrobras ainda não foi aprovada pelo governo.

Mercosul

No Vale de Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, na 55ª Cúpula de Líderes do Mercosul, foram assinados diversos acordos de livre comércio entre os países do bloco, com destaque para o acordo no setor automotivo com o Paraguai. Também foram iniciadas negociações do bloco com Israel e Índia para ampliar uma medida de preferências tarifárias.