quarta, 08 de dezembro de 2021
Ibovespa segue no azul

Ibovespa segue no azul com otimismo no mercado internacional; dólar tem leve baixa

02 dezembro 2019 - 15h13Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta segunda-feira (2) com ganhos e, às 14h08, continuava subindo com valorização de 0,61%, totalizando 108.897,73 pontos. As altas se devem, principalmente, pelo otimismo dos mercados com a China. O Índice Gerentes de Compras da potência asiática atingiu o seu melhor valor em quase três anos. Tal notícia anima as bolsas em meio a um constante cenário de desaceleração global. Dólar Após o anúncio da nova tarifa sobre o aço brasileiro, o dólar comercial iniciou a sessão em alta. Porém, às 14h11, o marcador engatava baixa de 0,495%, cotado a R$ 4,2182. Veja os principais acontecimentos do dia:

Tarifa comercial ao aço brasileiro

O presidente americano, Donald Trump, anunciou na manhã desta segunda-feira (02) que restaurará na tarifa sobre o aço brasileiro e argentino. A medida vem com o intuito de, segundo ele, “proteger os fazendeiros americanos”. A taxação de produtos siderúrgicos foi o motivo do começo da guerra comercial e afetou a importação de mercadorias de outros países para os EUA.

Investidores se animam com performance da China

O Índice Gerentes de Compras (ou PMI, na sigla em inglês) da China subiu de 51,7 pontos em outubro para 51,8 em novembro. O valor registra o melhor ritmo de crescimento em quase três anos. Com isso, os mercados seguem em alta e a bolsa nacional segue subindo.

Arábia Saudita, OPEP e Rússia

A Arábia Saudita está com planos de pressionar a Rússia e a OPEP por cortes mais profundos na produção de petróleo, o que gerou uma alta na cotação da commodity. Segundo informações da Reuters, a medida serve para manter os preços mais estáveis até a conclusão da oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco

Números da Black Friday

O varejo registrou um crescimento de 24% das vendas no e-commerce durante a Black Friday, com um faturamento estimado de R$ 3,2 bilhões, impulsionado pelo aumento de 25% nos pedidos.

Indicadores econômicos

Os três principais indicadores econômicos que estarão em destaque esta semana são:
  1. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que será divulgado oficialmente na terça-feira (3) pelo IBGE, mas já existe a expectativa de crescimento, segundo o monitor da FGV;
  2. Os números da indústria de outubro, divulgados também pelo IBGE, na quarta-feira (4), impulsionado pelas festas de final de ano, liberação do saque do FGTS e recebimento do décimo terceiro salário, que deve crescer 1,18% no mês
  3. A divulgação do IPCA, que é uma prévia da inflação para o mês, de novembro, divulgado na sexta-feira (6). O índice deve permanecer elevado pela alta nos preços da gasolina, carne bovina e da tarifa de energia elétrica.
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content