quarta, 24 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa inverte e passa a operar no vermelho, em sessão marcada por alta volatilidade

06 fevereiro 2020 - 15h22Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava, às 15h23 desta quinta-feira (06), com leve queda de 0,19%%, aos 115.839,58 pontos. A sessão está sendo marcada por uma grande volatilidade do mercado, um movimento que, segundo analistas, é de ajuste, tanto da bolsa, quanto da moeda dos EUA.  Já o dólar comercial reverteu as perdas do início da sessão e opera com ganhos de 0,64% ante o Real, cotado a R$ 4,266, no mesmo horário. Segundo analistas de mercado, com a nova redução da Selic, a tendência é que haja desvalorização do Real em relação à moeda norteamericana.  Veja os principais fatores que influenciaram o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

Após a China anunciar que retirará tarifas sobre produtos americanos em US$ 75 bilhões, as bolsas da Ásia fecharam em alta. Já os índices da Europa operam com ganhos e os futuros de Nova York apontam para uma abertura também em terreno positivo.

Crise com coronavírus

O número de casos confirmados e mortes pela nova cepa (variedade) de coronavírus só aumenta. Até a última atualização, 560 pessoas morreram e mais de 28 mil já foram contaminadas, com a maioria dos casos ocorrendo na China. Além da China, 20 outros países também registraram casos da doença, e nenhum caso foi registrado na América Latina. Nesta terça-feira (04) foi divulgado que houve avanço na descoberta de uma nova vacina contra o coronavírus, o que trouxe alívio aos mercados.

Eleições americanas

Após uma confusão nas eleições primárias do partido democrata no estado de Iowa, o candidato Pete Buttigieg venceu pelo número de delegados (26,9%) e Bernie Sanders, por voto popular. O discurso de Pete foi ofuscado pelo do então presidente, Donald Trump, que se vangloriou dos bons números da economia dos EUA. Trump também ignorou o fato de ter enfrentado processo de impeachment no Senado.

Impeachment de Trump

O presidente americano, Donald Trump, foi absolvido na noite de ontem (05) do processo de impeachment pelo Senado mericano. As acusações, que incluíam obstrução de justiça e abuso de poder, receberam 48 votos dos 100 senadores, sendo 47 de democratas ou independentes e 1 do republicado Mitt Romney, ex-candidato à presidência.

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros pela quinta vez seguida, de 4,5% para 4,25%, em linha com as expectativas do mercado.  Com a redução dos juros, o crédito é estimulado e isso reaquece a economia. Com isso, a inflação tende a aumentar. Por isso, o BC mantém a atenção no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atualmente dentro da meta. No comunicado emitido logo após a decisão, o Copom anunciou de forma clara que o ciclo de corte de juros chegou ao fim, ao afirmar que “o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”.

Mercado de trabalho

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dois indicadores do mercado de trabalho registraram melhora em janeiro deste ano. O Indicador Antecedente de Emprego subiu 2,4 pontos e atingiu 92,3 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o melhor nível desde abril de 2019 (92,5 pontos). Já o Indicador Coincidente de Desemprego, recuou 2,8 pontos e atingiu 92,5 pontos, o menor nível desde fevereiro do ano passado (92,1 pontos). Por ter escala invertida, quanto menor o índice, o resultado é mais favorável.